Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA ROGÉRIA SANTOS BARBOSA
DATA: 04/04/2012
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da pós-graduação
TÍTULO:
O ensino de lingua Latim e a institucionalização da profissão Docente (1759-1827)
Reformas Pombalinas, Profissão Docente, Ensino de Línguas, Língua Latina.
Este trabalho teve por objetivo analisar, a partir das Reformas Pombalinas da Instrução Pública, principalmente o Alvará Régio de 28 de junho de 1759, peça legislativa que trata do ensino de Humanidades em Portugal e suas colônias, como se deu o ensino de Língua Latina, observando até que ponto tais reformas impulsionaram o desenvolvimento desse ensino no Brasil. Associado a isso, pretendeu-se analisar também a institucionalização da Profissão Docente, levando em consideração o fato de que naquele momento teve início a conformação da atividade docente submetida ao Estado, sendo este seu provedor legal. Ambos os objetos, no desenvolvimento deste trabalho, não puderam ser dissociados, posto que, para o exercício do primeiro – ensino de Latim – era necessária a licença adquirida através da aprovação em concurso público instituído quando o Estado Português passou a controlar a educação. Já o segundo, a institucionalização da Profissão Docente, foi analisado a partir da citada legislação e de sua efetivação percebida nas correspondências trocadas entre o Diretor Geral dos Estudos e seus subordinados. Tais correspondências dão conta da execução das aulas régias e da adoção do novo método de ensino, mais simplificado e de autores não Jesuítas. A pesquisa foi realizada a partir da análise da algumas peças da Legislação Pombalina acerca do ensino de línguas, especificamente aquelas promulgadas entre os anos de 1759 e 1771, que fazem parte do conjunto de leis que constituíram, de acordo com Andrade (1978), a primeira fase da reforma pedagógica ocorrida em Portugal e seus domínios. O recorte estabelecido para a análise das leis justifica-se pelo fato de encontrarmos informações pertinentes para compreendermos como se deu a institucionalização da profissão docente e o ensino de Língua Latina naquele período. Sendo assim, tempos como marco inicial 1759, com o Alvará de 28 de junho de 1759, ou Lei Geral de Reforma dos Estudos Menores, e marco final 1771, com a extinção do cargo de Diretor Geral dos Estudos. Em 1772 foi promulgado o alvará de reformulação dos Estudos Menores com abertura de escolas em todos os domínios, dando início à segunda fase das reformas. Convém salientar que os marcos elencados contemplam aos documentos utilizados neste trabalho, mas que a legislação correspondente às Reformas Pombalinas estende-se até 1827, quando foram abertas as primeiras escolas de primeiras letras no Brasil.