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Banca de DEFESA: ANN LETICIA ARAGAO GUARANY

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANN LETICIA ARAGAO GUARANY
DATA: 21/05/2013
HORA: 13:30
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DID 2
TÍTULO:

Conflitos e saberes no início da carreira de professores de Ciências e Biologia


PALAVRAS-CHAVES:

 Professores iniciantes; Ponflitos docentes; Saberes docentes.


PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O início da docência é caracterizado como um período importante para o desenvolvimento e constituição da carreira de professor, é um momento de descoberta, mas também de frustrações, medos e angústias diante de competências e responsabilidades que não são fáceis de lidar. É neste contexto que surgem os primeiros conflitos relacionados à docência, assim como as tentativas para minimizá-los e enfrentá-los. Esta pesquisa buscou compreender como professores de Ciências e Biologia enfrentam os conflitos no início do exercício profissional e como este processo de enfrentamento contribui para a construção da prática docente. Para alcançar os objetivos foram feitas entrevistas individuais com professores de Ciências e Biologia em início de carreira para que eles relatassem sua história profissional e pessoal, além disso, foi feito um grupo focal, em que coletivamente foram discutidas questões concernentes a este momento da carreira. A partir das falas e relatos dos professores pode-se compreender como o professor busca construir sua identidade profissional e consolidar sua prática. Entre os conflitos identificados estão os gerados das relações com os sujeitos, os relacionados à instrução, ao currículo, às rotinas e diretrizes das instituições as quais estão vinculados e os conflitos de papel. Para enfrentá-los utilizam estratégias que podem ser desde a negação do conflito, as baseadas em ações pontuais e até as que demonstram mudança conceitual sobre o processo educativo. As fontes utilizadas neste processo são diversas, mas principalmente partem da história de vida, estudantil e experiência prática deste professor. Entre os saberes mobilizados para enfrentar seus principais conflitos se destacam os saberes experienciais adquiridos com e na prática de sua atividade. A partir deste trabalho, podem ser identificadas também competências, nas quais podem ser baseados os programas de formação que parecem pouco contribuir no momento em que o iniciante inicia sua prática, além disso, contribui para a compreensão das angústias vividas pelo professor no início da sua carreira, dando voz a estes que se sentem tão isolados nesta busca pelo desenvolvimento e consolidação profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo à Instituição - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA

Notícia cadastrada em: 19/04/2013 15:25
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