Banca de DEFESA: JOELMA VIANA ALMEIDA

TÍTULO:

O SENTIDO DA ESCOLA PARA A FAMÍLIA DE ORIGEM POPULAR

PALAVRAS-CHAVES:

Sentido; escola; famílias de origem populares.

Esta dissertação é resultado do processo de pesquisa realizado com doze alunos e suas respectivas famílias integrantes de um bairro da periferia urbana do município de Aracaju-SE. Teve como objetivo analisar o sentido que as famílias de origem popular atribui à escola e se este sentido estabelece relação com o sentido atribuído à escola pelo seu filho. Para tanto, foi utilizada como referencial teórico e metodológico a pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, e como instrumentos de pesquisa questionário e entrevistas semiestruturada. Desvelar os sentidos dos alunos e suas respectivas famílias foi primeiramente adentrar em seus mundos, contextualizar suas vivências, e para isso foi importante e relevante conhecer e considerar suas peculiaridades, pois a intenção desta pesquisa não foi generalizar os sentidos sem compreendê-los. É importante lembrar que o sentido atribuído à escola emerge de princípios subjetivos que são construídos a partir da historicidade, da trajetória constituída ao longo das vivências sociais, culturais, e objetivos elaborados a partir da materialidade concreta, isto é, das condições de trabalho, renda, moradia, que se configuram na organização do contexto familiar, vinculados às condições econômicas. Tudo isso tem implicações para a atribuição do sentido que as famílias e seus filhos atribuem à escola. A discussão dos dados produzidos foi realizada a partir do foco analítico, em que se constatou que a escola para os investigados é mais do que uma instituição que transmite conhecimento sistematizado, é um espaço seguro, de proteção e também de promover a aquisição de habilidades intelectuais e de apropriação de conhecimento necessário à inserção social. A escola é valorizada, sobretudo, segundo os investigados, por proporcionar uma formação que possa garantir um bom emprego no futuro para ascender socialmente. Dessa forma, o sentido atribuído à escola está ligado à formação profissional. Mediante resultado, esta pesquisa se coloca na possibilidade de ampliar as discussões que concebam na compreensão da relação das famílias de origem popular e seus filhos têm com a escola, entendimento importante para um bom relacionamento entra a escola, as famílias e seus alunos/filhos.

Interno - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Externo à Instituição - BETÂNIA LEITE RAMALHO