Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE CARLOS DE SOUZA GUEDES
DATA: 30/11/2012
HORA: 13:00
LOCAL: Auditório da POSGRAP
TÍTULO:
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GARANHUNS/PE:PERSPECTIVAS DA SUA APLICABILIDADE.
Educação Ambiental, escolas, aplicabilidade.
Por Meio da Educação e possível a sociedade em que vivemos, conscientizando-a e esclarecendo-a sobre a necessidade de conservar e preservar o Meio Ambiente. Este estudo foi desenvolvido com finalidade de analisar A educação ambiental nas escolas municipais de Garanhuns/PE: perspectivas da sua aplicabilidade, tendo por objetivo geral, investigar o âmago estrutural, funcional e curricular da educação ambiental, bem como as dificuldades encontradas por parte dos professores das escolas públicas municipais, quanto ao ensino da Educação Ambiental nos anos do ensino fundamental, frente à questão da Educação Ambiental, verificada em seu meio, possibilitando assim, avaliar as alterações promovidas nesse espaço, no que diz respeito á questão ambiental. Para tal, uma serie de processos técnicos e instrumentais foi utilizada. Inicialmente realizou-se um estudo em gabinete, que se constitui numa etapa essencial na busca de subsídios teóricos para a realização desta pesquisa. Foram desenvolvidas várias atividades, simultaneamente, como: leitura e composição de ficha bibliográfica de material coletado; elaboração de representação gráficas esquemáticas da Educação Ambiental no ensino fundamental nas escolas do município em tela; coleta de dados secundários dos censos escolares, por meio das instituições oficiais do município e do estado. Posteriormente realizou-se a atividade de campo, que constitui me trabalhar na área do universo da pesquisa, com a finalidade de realizar observações diretas, necessárias ao desenvolvimento da pesquisa; realização de entrevistas e a aplicação de questionários, que permitiriam levantar algumas informações qualitativas e quantitativas. Para tanto, a didática dos docentes precisa ser (re) analisada, (re) pensada, (re) orientada, (re) elaborada e transformada num raciocínio encadeado no contexto histórico, instrumental, sendo a dimensão do homem relacionada, e articulada com outras instituições (a família, a igreja, as associações), por um maior envolvimento no processo educativo para a formação do ser cidadão.