Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL TORRES DE BRITO SILVA
DATA: 21/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: CIDADANIA: EDUCAÇÃO E JUSTIÇA AMBIENTAL EM PROL DA DEMOCRATIZAÇÃO SUSTENTÁVEL
PALAVRAS-CHAVES: Cidadania Ambiental; Educação Ambiental; Justiça Ambiental; Sustentabilidade.
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
Como a Educação Ambiental e a Justiça Ambiental contribuem na formação da cidadania sustentável no paradigma democrático? Partindo da observância dessa problemática questionadora, o objetivo principal deste projeto de pesquisa consistirá em analisar sobre as contribuições da Educação Ambiental e da Justiça Ambiental na formação de cidadãos mais críticos e praticantes da sustentabilidade. Doravante, almeja-se igualmente, ao longo do desenvolvimento da pesquisa, refletir que a Educação Ambiental é uma prática social notória de mudanças, conscientizações sociais e formação de cidadãos ambientais. Estes podem ser compreendidos como atores sociais que, com prévia sensibilização sobre a importância de suas atuações (tanto individuais quanto coletivas), se comprometem em praticar os seus deveres solidários para a formação do meio ambiente ecologicamente equilibrado - direito fundamental constitucional. No que tange ao método de abordagem utilizado, destaca-se o Hermenêutico Ambiental, de natureza qualitativa, e de viés ontológico quanto ao caminho epistemológico da pesquisa. Pelo exposto, houve o levantamento de acervo bibliográfico de natureza teórica proveniente da revisão literária de diversas fontes - a exemplo de doutrinas e legislações. Destarte, a Educação Ambiental é fundamental para a conscientização e sensibilização social voltadas ao cunho existencial planetário, tanto no aspecto ambiental, quanto no social, cultural, econômico e governamental.