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Banca de DEFESA: ELIANE DE SOUZA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANE DE SOUZA BARBOSA
DATA: 21/06/2021
HORA: 16:00
LOCAL: plataforma meet - prodema
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Educação Ambiental; Educação Inclusiva
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A Educação Ambiental é uma forma de repensar atitudes e ações com o meio que se vive, com os recursos naturais (sem degradar), é a valorização da vida e do planeta. Quando incorporada à Educação Inclusiva, a Educação Ambiental desempenha uma posição importante, com a expectativa de que, para praticar a Educação Ambiental de forma eficaz, tais medidas devem ser tomadas, tais como o reconhecimento, a mobilização, a informação e a intervenção. A grande tarefa é, portanto, estimular o diálogo sobre a parceria homem/natureza, seu comportamento e efeitos, e como é possível gerar um crescimento mais consciente social e ambientalmente, ao mesmo tempo em que reduz as desigualdades. A Educação Ambiental de um ponto de vista inclusivo fornece um panorama distinto que requer o desempenho e a articulação da equipe de gestão a fim de incorporar paradigmas modernos na experiência instrucional do indivíduo com deficiência, enquanto ainda fornece novos instrumentos de aprendizagem direcionadas as questões socioambientais. Desse modo, esta pesquisa justifica-se pela importância de apresentar a articulação da Educação Ambiental junto à Educação Inclusiva no ambiente escolar, visando fomentar diálogos entre discentes e docentes por meio de metodologias que auxiliem na efetiva prática da Educação Ambiental Inclusiva na perspectiva do ensino-aprendizagem. Como questão de pesquisa elencou-se: Como as temáticas de Educação Ambiental e Educação Inclusiva têm sido inseridas na educação escolar? E como questões correlatas: Quais estratégias metodológicas têm sido implementadas para melhor fundamentar a prática entre Educação Ambiental e Educação Inclusiva? Quais políticas públicas têm sido criadas e implementadas para contemplar os conteúdos de Educação Ambiental e Educação Inclusiva nas escolas? O objetivo geral da pesquisa foi analisar a relação entre a Educação Ambiental e a Educação Inclusiva no ambiente escolar. Como objetivos específicos elencou-se: apresentar o contexto histórico e a legislação acerca da Educação Ambiental no cenário brasileiro; identificar as políticas públicas desenvolvidas para a Educação Ambiental e Educação Inclusiva no âmbito educacional; demonstrar a importância da prática da Educação Ambiental Inclusiva nas escolas. A metodologia utilizada para elaboração deste estudo foi a bibliográfica. Os resultados apontaram que a Educação Ambiental e a Educação Inclusiva são temáticas correlatas, portanto, possuem abordagens que devem ser levadas em consideração, sobretudo no âmbito educacional. A prática da reflexão e do diálogo coletivo considera as diversas especificidades dos sujeitos, objetivando amortecer os impactos causados pela exclusão. Por essa razão deve-se considerar a importância da prática integrada da Educação Ambiental Inclusiva, pois a partir desta relação será possível identificar o espaço escolar como um ambiente propício para a inclusão. Assim, torna-se indispensável a adoção de práticas, hábitos, posturas, comportamentos sociais e valores que tenham como finalidade a edificação de uma sociedade ambientalmente justa, solidária e sustentável


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DÉBORA EVANGELISTA REIS OLIVEIRA
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Presidente - 644.397.985-00 - RONISE NASCIMENTO DE ALMEIDA

Notícia cadastrada em: 12/06/2021 10:01
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