A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: LALESKA MENDONÇA RIBEIRO CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LALESKA MENDONÇA RIBEIRO CRUZ
DATA: 21/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: CONTEXTUALIZAÇÃO E TRANSVERSALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL RELACIONADA AO REÚSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS TRATADAS PARA A AGRICULTURA IRRIGADA
PALAVRAS-CHAVES: recursos hídricos; uso racional ; reúso de água; contextualização, transversalidade; processo de ensino e aprendizagem de química
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A desigual distribuição de água em diversas regiões no mundo tem proporcionadoa prática da irrigação para o desenvolvimento da agricultura a qual demanda a exacerbadautilização de água, influenciando tanto na quantidade quanto na disponibilidade destebem natural para usos prioritários. Esta situação tem estimulado a prática do reúso deáguas para finalidades agrícolas. Deste modo, a relevância da abordagem da temática
‘‘reúso de águas residuárias tratadas para a agricultura irrigada’’ no âmbito escolarjustifica-se pelas complexidades e influências que esta temática acarreta nos aspectossociais, econômicos, ambientais e a saúde humana. Este contexto reflete a relevância doensino de temáticas socioambientais de forma contextualizada e transversal nasdisciplinas lecionadas nas unidades escolares haja vista que a escola é um ambienteestimulador de aprendizagens, competências e habilidades que podem contribuir para aexercício da cidadania e a consolidação da sustentabilidade. Neste sentido, a presentepesquisa visa identificar a opinião, a percepção e o nível de aceitabilidade dos estudantesde uma turma do 1o ano do ensino médio de um colégio estadual acerca da temáticasocioambiental relacionada ao reúso de água residuária tratada para a agricultura irrigada.Esta pesquisa foi efetuada em duas aulas na disciplina de química através do ensinoremoto utilizando a ferramenta digital Google meet. Os procedimentos foram divididosem três fases caracterizadas como etapas investigativa, formativa e avaliativa,respectivamente. As técnicas de pesquisas utilizadas neste estudo consistiram naelaboração e aplicação de formulários de aspectos investigativo e avaliativo os quaisatuaram como instrumentos essenciais para a coleta de dados. Quanto aos procedimentosmetodológicos, a pesquisa é caracterizada como pesquisa de campo, de natureza aplicadae de cunho quali-quantitativo. Também se classifica como uma pesquisa bibliográfica edocumental. As respostas das questões de aspecto objetivo foram expostas em gráficos.As respostas de aspecto subjetivo foram submetidas a metodologia da análise textualdiscursiva. Concluiu-se que os estudantes consideraram relevante a inserção das questõessocioambientais articuladas ao ensino de química; a exposição da temáticasocioambiental ‘‘reúso de águas residuárias tratadas para a agricultura irrigada’’ noâmbito escolar proporcionou novas aprendizagens aos alunos do 1o ano do ensino médio;93,8% dos estudantes informaram que aceitariam o consumo de alimentos agrícolasobtidos a partir da irrigação com águas residuárias tratadas, desde que se comprove queos alimentos não apresentam nenhum tipo de contaminação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1834882 - ARIOVALDO ANTONIO TADEU LUCAS
Presidente - 2579022 - GREGORIO GUIRADA FACCIOLI
Externo à Instituição - MARCIA VALERIA GASPAR DE ARAUJO

Notícia cadastrada em: 15/06/2021 11:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2022 - UFRN - ema3.ema3 v3.5.16 -r18160-36a7f68df5