Notícias

Banca de DEFESA: ELIS GARDÊNIA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIS GARDÊNIA DOS SANTOS
DATA: 25/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: REALIDADES DO TURISMO RURAL DE BASE COMUNITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ATUAÇÃO DO PROJETO DOM TÁVORA NA MICRORREGIÃO DE BREJO GRANDE-SE .
PALAVRAS-CHAVES: Turismo Ambiental. Conservação. Sustentabilidade. Desenvolvimento Sustentável. Baixo São Francisco
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
O objetivo dessa pesquisa foi verificar a atuação do Projeto Dom Távora (PDT) na microrregião de Brejo Grande, no estado de Sergipe, analisando, especificamente, as possibilidades ofertadas concernente ao Turismo Rural de Base Comunitária (TRBC). O corpus de análise foi constituído por (a) dados quanti-qualitativos do PDT, (b) diários de campo elaborados a partir da observação direta e (c) narrativas de beneficiários do projeto construídas a partir de entrevista com questão estruturada. Os dados foram analisados a partir de uma combinação de métodos, incluindo representações estatísticas dos dados quantitativos do PDT e análises textuais dos dados qualitativos (diários de campo e narrativas de beneficiários do projeto). O estudo foi contextualizado a partir de referências socioambientais-econômicas da região, dialogando com referências teóricas do campo ambiental e do turismo, especialmente, estudos que abordam perspectivas de TRBC com foco na sustentabilidade ambiental. Entre os resultados do projeto destacamos: (a) melhor compreensão sobre possibilidades e limitações para o TRBC a partir da prática de um projeto já implementado; (b) apontamento de possíveis meios para a superação das dificuldades específicas para implementação do TRBC na microrregião do Brejo Grande, reconhecendo o potencial da região para a implementação do TRBC e os benefícios socioambientais-econômicos que essa atividade poderia ofertar às comunidades da região; (c) contribuir para o projeto maior de estabelecimento de uma Rota do Turismo do Baixo São Francisco, reconhecendo os benefícios socioambientais-econômicos que esse projeto poderia ofertar às comunidades da região.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2082011 - CAE RODRIGUES
Interno - 1807439 - JAILTON DE JESUS COSTA
Externo à Instituição - LICIO VALERIO LIMA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 19/01/2021 14:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r15440-bf36319aa9