Banca de DEFESA: JUCELIA FARIAS DE FIGUEREDO

DISCENTE: JUCELIA FARIAS DE FIGUEREDO
DATA: 20/02/2020
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: GESTÃO AMBIENTAL: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO.
PALAVRAS-CHAVES: Hospital Veterinário Universitário; Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde; Meio Ambiente.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar o gerenciamento dos resíduos doHospital Veterinário da Universidade da Universidade Federal de Sergipe, visandoidentificar a realidade das práticas desenvolvidas pelos profissionais desta instituição,assim como a implantação e, ou adequação de práticas corretas no manejo dos Resíduosdos Serviços de Saúde (RSS). Estes resíduos independentemente de sua origem eclassificação, necessitam de um gerenciamento adequado, pois podem levar acontaminação de profissionais, pessoas da comunidade, animais e diversas áreasambientais. Para evitar os possíveis riscos e danos relacionados a estes resíduos asunidades de saúde, independente da área de atuação, devem implantar o Plano deGerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS). Trata-se de um estudo comabordagem metodológica quanti qualitativa, tipificada em um estudo descritivoexploratório. Os resultados da pesquisa comprovaram que ainda não foi implantado oPGRSS na instituição estudada, acarretando em desconhecimento dos profissionais denormas e determinações preconizadas pela legislação vigente, com consequente falhas emalgumas etapas do processo de manejo dos RSS. Espera-se que este estudo possa contribuirpara a implantação do PGRSS na instituição pesquisada, levando ao desenvolvimento depráticas corretas quanto ao manuseio e descarte dos RS e RSS. Busca-se ainda contribuirpara a formação de acadêmicos e profissionais capacitados e sensibilizados para odesenvolvimento de práticas adequadas no manejo dos resíduos, com consequente reduçãode potenciais riscos ou danos aos profissionais, comunidade, e meio ambiente.

Presidente - 1834882 - ARIOVALDO ANTONIO TADEU LUCAS
Externo ao Programa - 1787893 - EDUARDO LUIZ CAVALCANTI CALDAS
Interno - 1739891 - MILTON MARQUES FERNANDES

Notícia cadastrada em: 05/02/2020 10:27