Banca de QUALIFICAÇÃO: LALESKA MENDONÇA RIBEIRO CRUZ

DISCENTE: LALESKA MENDONÇA RIBEIRO CRUZ
DATA: 07/02/2020
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: USO DE ÁGUA RESIDUÁRIA TRATADA NA AGRICULTURA IRRIGADA E APLICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA ABORDAGEM TRANSVERSAL E CONTEXTUALIZADA.
PALAVRAS-CHAVES: reuso; água residuária; contextualização; transversalidade.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A desigual distribuição de água em diversas regiões tem proporcionado a prática dairrigação para o desenvolvimento da agricultura a qual demanda o excessivo uso deágua, influenciando na disponibilidade deste bem natural. Esta situação tem estimuladoo reuso de água para fins agrícolas. Deste modo, a utilização de águas residuárias torna-se uma alternativa sustentável e viável ao desenvolvimento da agricultura, poispossibilita á obtenção de nutrientes e disponibilidade de água essenciais à fertilização dosolo e ao cultivo agrícola. Portanto, a presente pesquisa objetiva á implementação deáguas residuárias tratadas na agricultura irrigada para a garantia da otimização e usoracional dos recursos hídricos. Este estudo está sendo realizado em um ambienteprotegido situado no departamento de Engenharia Agronômica na Universidade Federalde Sergipe localizado no município de São Cristóvão/SE. A irrigação da cultura éefetuada conforme o delineamento experimental o qual foi estabelecido utilizando-seBlocos casualizados os quais são constituídos por três tratamentos que consistem em:T1, (100% de água potável); T2 (50% de água potável + 50% efluente) e T3(100% deefluente). Os presentes tratamentos foram submetidos a 5 tipos de lâminas de irrigação apartir da estimativa da evapotranspiração da cultura: L1 (50% ETc), L2 (75% ETc), L3(100% ETc), L4 (125% ETc), L5 (150% ETc). Para adquirir a estimativa da demandahídrica da cultura foi aplicado o método Penman-Monteih FAO 56 e o método deHargreaves-Samani. Os resultados a serem adquiridos nas amostras, serão analisados,comparados e avaliados com base na resolução Conama 375/2005. Também levará emconsideração a resolução Conama n° 430 de 13 de maio de 2011. As analisesmicrobiológicas serão desenvolvidas no Instituto Tecnológico de pesquisas do Estadode Sergipe fundamentadas na análise dos agentes biológicos tais como os coliformestermotolerantes e a bactéria da espécie salmonela a fim de se evitar a exposição a riscosde contaminação tanto das fontes hídricas quanto dos alimentos agrícolas. As análisesagronômicas consistem no número de folhas, comprimento da folha, massa fresca ecomprimento da raiz. Os dados agronômicos obtidos serão submetidos á analise devariância e as médias estatísticas de cada tratamento serão comparadas através daaplicação do teste Tukey ao nível de 5 % de probabilidade, utilizando-se o programaestatístico SISVAR. Espera-se que a utilização de águas residuárias tratadas torne-se umviés alternativo e sustentável ao desenvolvimento da agricultura irrigada através daobtenção de nutrientes e a disponibilidade de água de reuso para fins agrícolas. Opresente estudo será aplicado de forma contextualizada e transversal em uma instituiçãode ensino da rede pública estadual no município de são Cristóvão/SE. Os procedimentosmetodológicos serão divididos em três etapas. O primeiro momento está relacionado àidentificação dos conhecimentos prévios dos alunos. A segunda fase corresponde àsaulas expositivas e dialogada no qual o ensino de química será articulado ao tematransversal meio ambiente para o processo de ensino e aprendizagem de química o qualserá associado a disciplina de história e biologia. Outrossim, espera-se que as aulasexpositivas e dialogadas possibilitem a aprendizagem significativa dos alunos tanto emrelação aos conteúdos a serem ministrados quanto à obtenção da sensibilização dosdiscentes em relação à importância do reuso de água na agricultura.

Interno - 1834882 - ARIOVALDO ANTONIO TADEU LUCAS
Presidente - 2579022 - GREGORIO GUIRADA FACCIOLI