Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELINE PRADO SANTOS FEITOSA
DATA: 05/02/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Prodema
TÍTULO: INTERCÂMBIO CULTURAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A INFLUÊNCIA DA IMERSÃO CULTURAL NA RELAÇÃO PESSOA-AMBIENTE
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento Ecológico. Histórias Digitais. Intercâmbio Cultural. Valores.
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
O processo de globalização iniciado na Idade Moderna, culminou no entendimento de que compartilhamos avanços e problemas sociais, culturais, econômicos e ambientais a nível local e global. Devido à importância e impactos da globalização, torna-se imprescindível a realização de pesquisas que investiguem seus efeitos na relação pessoa-ambiente. A facilidade de acesso à Internet e o surgimento de aplicativos online, têm provocado mudanças tanto nas relações interpessoais humanas quanto na interação com o meio ambiente. Considerando que a globalização é um processo irreversível, esta pesquisa busca utilizar ferramentas das atuais tecnologias como instrumentos para analisar a relação pessoa-ambiente através da experiência do intercâmbio cultural investigando comportamentos pró ambientais dos intercambistas participantes do programa High School. A metodologia será qualitativa-quantitativa com uso de instrumentos para mensurar comportamentos e valores, bem como o uso da técnica Digital Storytelling (DS), para verificar os aspectos subjetivos relacionados ao engajamento ou não nas questões ambientais vivenciados ao longo do intercâmbio e serão aplicadas escalas mensurando valores, atitudes e hábitos. Os participantes serão divididos em três grupos A, B e C, segundo irá construir as DS livremente contando a história da experiência do intercâmbio e o terceiro, irá construir as DS a partir da percepção da relação pessoa-ambiente, ambos os grupos respondendo as escalas antes e depois do intercâmbio. Como resultados, espera-se que possam ser fornecidas informações a respeito do efeito das trocas culturais na relação pessoa-ambiente e, consequentemente, no comportamento pró-ambiental, além disso, entender como o uso de ferramentas tecnológicas de comunicação podem facilitar o aprendizado e o engajamento dos participantes nas questões ambientais.