Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCILEY SANTOS LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCILEY SANTOS LEITE
DATA: 07/02/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Prodema
TÍTULO: AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE DA ADESÃO DA UFS ÀS DIRETRIZES PROPOSTAS PELA A3P
PALAVRAS-CHAVES: administração pública; A3P; desenvolvimento sustentável
PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O setor público é um grande consumidor de bens duráveis e não duráveis e gerador de impactos negativos em seus processos de produção e descarte de resíduos. Cabe aos órgãos da administração pública tomar iniciativas para a redução do consumo de recursos naturais de forma a promover ações contra os desperdícios, visando minimizar e/ou eliminar os impactos negativos ao meio ambiente, garantindo o desenvolvimento sustentável e incentivando a sociedade a adotar novos padrões e referenciais de consumo.

Desta forma, o Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente - MMA desenvolveu a Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P, aplicável às três esferas do governo, baseada nas diretrizes da Agenda 21 e nas orientações e princípios da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NBR ISO 14001/04. Esta agenda ambiental objetiva a sensibilização de diversos setores e instâncias do setor público, de forma a garantir uma excelência na gestão ambiental através de práticas e ações recomendadas, visando inserir princípios de uma nova cultura institucional buscando estimular os gestores públicos a incorporar critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos, da gestão adequada dos resíduos, da licitação sustentável e da promoção da sensibilização, capacitação e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Considerando o cenário atual e visando uma maior evidenciação do tema no setor público, a proposta deste trabalho é a análise da adesão da Universidade Federal de Sergipe às diretrizes propostas pela A3P.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4178490 - INAJA FRANCISCO DE SOUSA
Interno - 2583203 - ALBERICO NOGUEIRA DE QUEIROZ
Externo ao Programa - 1352277 - GENESIO TAMARA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 07/01/2020 10:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r12712-85cc87cea5