Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE SERGIO FILGUEIRAS COSTA

DISCENTE: JOSE SERGIO FILGUEIRAS COSTA
DATA: 07/02/2020
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: PERCEPÇÃO AMBIENTAL: A CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE (IFS).
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação organizacional. Educação ambiental. IFS. Percepção ambiental. Sustentabilidade ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O processo interativo do homem com o ambiente sempre teve ligação com a percepção decada indivíduo, que pode ser influenciado por fatores como: comunicação, escolaridade,cultura e condição socioeconômica. Estudar a temática da percepção e práticas desustentabilidade ambiental é essencial para fundamentar e propor ações visando conscientizara sociedade a respeito da importância da utilização correta dos recursos naturais e daconservação do meio ambiente. Pretende-se com este trabalho realizar um diagnóstico dapercepção ambiental dos seguintes públicos do Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia de Sergipe (IFS): professores, alunos e técnicos administrativos em educação. Terconhecimento do perfil de conexão dessa comunidade com o meio ambiente é essencial paradirecionar ações de educação e sensibilização visando a sustentabilidade ambiental. Para umprocesso de educação ambiental promissor é vital que a comunicação seja compressiva e quea educação ambiental tenha um caráter interdisciplinar. A Política Nacional de Educaçãomenciona que a educação ambiental deve ser tratada em todos os níveis de ensino, formal einformal. Para tanto, tornou-se necessário uma pesquisa bibliográfica em torno dos temas“educação ambiental”, “sustentabilidade ambiental”, “percepção ambiental” e “comunicaçãoorganizacional”. A pesquisa será de caráter descritivo e exploratório, com abordagempredominantemente qualitativa. A coleta dos dados será feita por meio de questionáriosemiestruturado aplicado in loco e via Google Docs, e a análise será realizada com uso dametodologia de Bardin.

Interno - 2583203 - ALBERICO NOGUEIRA DE QUEIROZ
Presidente - 4178490 - INAJA FRANCISCO DE SOUSA
Externo à Instituição - JOSE JAIME DA SILVEIRA BARROS NETO

Notícia cadastrada em: 06/01/2020 16:11