Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA VANUZIA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA VANUZIA ALVES
DATA: 30/01/2019
HORA: 15:00
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: OCORRÊNCIAS DE DOENÇAS: SANEAMENTO BÁSICO ADEQUADO E QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO DE SÃO CRISTÓVÃO/SE.
PALAVRAS-CHAVES: Doenças de veiculação hídrica. Promoção à saúde. Qualidade de vida. Rede de Abastecimento. Saneamento Básico.
PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Nesta pesquisa objetiva-se principalmente analisar, partindo do geral para o especifico, relacionar a prevalência de possíveis doenças de veiculação hídrica e parasitoses intestinais em usuários do SUS, no bairro Rosa Elze, localizado na cidade de São Cristóvão em Sergipe. Descrevendo as condições de saneamento básico e impacto na qualidade de vida da população. O bairro concentra elevada densidade populacional, por situar-se próximo à Universidade Federal de Sergipe. Em função das deficiências de infraestrutura e de serviços básicos, são os problemas de saneamento ambiental, que repercutem em toda a área. Como metodologia proposta, o estudo realizar-se-á de observações in loco, aplicação de questionários, levantamento de dados e informações fornecidos pelo Departamento de Informação do SUS, sites do IBGE, registros nos prontuários dos pacientes atendidos pela Unidade de Saúde da Família, bases de dados bibliográficos, como SciELO (Scientific Eletronic Libray Online) e Google Acadêmico, pertinentes ao tema. Buscando através destes dados obtidos, descrever um breve histórico sobre a temática no Brasil. Como resultados esperados, busca-se, através dos dados atualizados apresentados, o fomento à discussão sobre a Indissociabilidade entre doenças, saneamento básico e qualidade de vida, incentivo à participação de discentes em projetos de pesquisa, o surgimento de grupos de estudo e pesquisa sobre o tema, e envolvimento interdisciplinar de pesquisadores e profissionais. Assim como, tecer algumas considerações que possam fomentar para a discussão, esclarecimento da população, sensibilizando-a quanto às questões de saneamento básico e doenças de veiculação hídrica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1834882 - ARIOVALDO ANTONIO TADEU LUCAS
Externo ao Programa - 1678374 - LUCIANA COELHO MENDONCA
Interno - 1739891 - MILTON MARQUES FERNANDES
Notícia cadastrada em: 17/01/2019 14:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r10668-754907a47