Banca de DEFESA: DENISE DE OLIVEIRA LISBOA SOUZA

DATA: 27/03/2018
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: Educação Ambiental na escola: descrição e avaliação de projetos
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Escola. Intervenção.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As ações de Educação Ambiental (EA) abrangem o processo de construção de valores, competências, atitudes e habilidades em favor da conservação do meio ambiente. Na escola, os professores têm papel importante na tomada de decisão, planejamento, organização, realização e avaliação de projetos direcionados aos temas do meio ambiente. Considerando que a literatura aponta a necessidade de apoio aos professores para o trabalho com a EA e a escassez de pesquisas que descrevam trabalhos de orientação a professores nessa área, a presente pesquisa se propôs descrever uma intervenção com professores relacionada ao planejamento e aplicação de projetos de EA. O objetivo da pesquisa foi avaliar os efeitos de um programa de orientação sobre o planejamento e aplicação de projetos de Educação Ambiental com professores de escola pública. A coleta de dados seguiu as seguintes etapas: 1) procedimentos preliminares, em que, no primeiro contato com os professores, foram explicados os objetivos da pesquisa e estes convidados a participar; 2) planejamento de projetos de EA, na qual foi aplicado o programa de orientação e os professores elaboraram seus projetos; 3) acompanhamento da aplicação e avaliação dos projetos de EA, na qual os professores aplicaram os projetos com suas turmas de alunos; 4) avaliação do programa de orientação, em que foi feita uma reunião final na qual os professores avaliaram o programa de orientação e relataram as facilidades e dificuldades encontradas na aplicação dos projetos de EA e apresentaram sugestões para sua melhoria; 5) follow-up, após o encerramento do programa de orientação para verificar a continuidade dos projetos. Os dados foram coletados através de registros de observações do ambiente da escola e entorno, planilhas de acompanhamento, diário de campo e registros fotográficos. Os resultados referentes aos planejamentos indicaram domínio da maioria de suas etapas pelos professores. Em relação às aplicações dos projetos foram registradas alterações positivas no ambiente da escola e seu entorno, bem como, melhoria nos comportamento dos alunos relativos a si mesmos e à conservação do ambiente. Os professores também avaliaram positivamente o programa de orientação. O follow-up mostrou que a maioria dos professores continuava tralhando com projetos de EA, embora parte deles tenha deixado de usar as planilhas de acompanhamento. Esta pesquisa mostrou, que em tempo relativamente curto e com poucos recursos financeiros, é possível motivar professores a desenvolver ações sistemáticas de EA em escola, sendo conveniente um maior tempo de acompanhamento a fim de melhor assegurar a manutenção de seus comportamentos.

Presidente - 424732 - MARIA BENEDITA LIMA PARDO
Interno - 426626 - HELIO MARIO DE ARAUJO
Interno - 644.397.985-00 - RONISE NASCIMENTO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS