Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR NATHAN FONTES SILVA
DATA: 08/03/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório do Departamento de Educação
TÍTULO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO BRASIL: as questões de gênero entre (in)visibilidade e dialogia
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental Crítica. Gênero. Conhecimento
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
O objeto de estudo dessa pesquisa é o lugar ocupado pelas questões de gênero na produção do conhecimento da educação ambiental crítica brasileira. Estudam-se as circularidades, ambiguidades, (in)visibilidades e a dialogia relativas às questões de gênero, encontradas nas produções científicas da educação ambiental crítica, a partir de uma perspectiva cultural, social e política. A base dessa pesquisa é hermenêutica. O tipo de pesquisa engloba a pesquisa exploratória e a pesquisa teórica. Os instrumentos de análise, coleta e interpretação dos resultados serão análise de conteúdo temática, aplicada na análise de artigos, livros, palestras e entrevistas em vídeo e entrevista semidirigida com autores brasileiros do campo da educação ambiental crítica. Os resultados iniciais apontam: (a) baixa circularidade, redução ou imprecisão terminológica das questões de gênero na produção científica de pesquisadores brasileiros da educação ambiental crítica; (b) existe remissão indireta às questões de gênero, sendo predominante a atribuição de diferenças entre os sexos, os papéis de gênero e as diferenças biológicas; (c) os estudos culturais, particularmente sob o enfoque do feminismo, possui maior circulação no campo da educação ambiental crítica.