Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL LIMA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL LIMA SANTOS
DATA: 28/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: Representações sociais da população rural do Povoado Triunfo – Simão Dias/SE: situação de extinção do Melocactus sergipensis.
PALAVRAS-CHAVES: REPRESENTAÇÃO SOCIAL; CABEÇA-DE-FRADE; BIODIVERSIDADE
PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:


O meio ambiente sofre as mais diversas formas de impactos devido a diversos fatores. Essa situação ocasiona grande perda das riquezas naturais outrora existentes. Um caso específico são as populações de cactos em Sergipe, onde podem ser encontradas espécies em extinção e em situação vulnerável. Entre os agravantes que influenciam essa situação estão o desmatamento para fins imobiliários e criação de animais, além do extrativismo para o comércio paisagístico que vem crescendo de forma desordenada nos últimos anos. Esses fatores atrelados a baixa taxa de germinação das sementes e ao endemismo ocorrente em parte das espécies, contribuem para a redução drástica da população de cactos no estado de Sergipe, atenuando o desequilíbrio ecológico do bioma Caatinga e comprometendo a biodiversidade. Tendo em vista essa situação, o presente trabalho tem como objetivo entender as relações sociais dos produtores de milho e da comunidade em geral com o Melocactus sergipensis no povoado Triunfo, localizado no município de Simão Dias/SE. Para identificar as representações sociais será utilizada a técnica metodológica de associação livre de palavras associada a questionários semiestruturados que visam reconhecer os elementos constitutivos de uma representação social de determinada população.
Espera-se desse trabalho que o conhecimento sobre as relações sociais da comunidade, demonstrem o grau de interferência da população em relação a espécie em questão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1834882 - ARIOVALDO ANTONIO TADEU LUCAS
Interno - 266.728.008-32 - DANIELA TEODORO SAMPAIO
Externo ao Programa - 2139109 - MARCO ANTONIO PEREIRA QUEROL
Externo ao Programa - 2586933 - MARIA APARECIDA MOREIRA
Notícia cadastrada em: 15/02/2018 15:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r10673-9ba8510ba