Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE BARBOSA DE SOUZA

DISCENTE: ELAINE BARBOSA DE SOUZA
DATA: 22/02/2018
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS: VIABILIDADE DO USO DA ÁGUA RESIDUÁRIA NA AGRICULTURA IRRIGADA
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade; Água Residuária; Transversalidade.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A irrigação é o maior consumidor de água do mundo, em torno de 75% e sabemos que os efluentes domésticos têm nutrientes essenciais para desenvolvimento das plantas. Então o problema da pesquisa está na utilização de uma água de esgotamento doméstico com tratamento inicial de lagoas de estabilização para suprir as necessidades hídricas de algumas culturas, vislumbrando a sustentabilidade e a racionalidade do uso da água. Diante da precariedade de disponibilidade de água no mundo, neste estudo busca-se contribuir com pesquisas nesse campo, construindo artigos, enfatizando o reuso da água na agricultura irrigada, potencializando meios eficazes para a economia de água potável. Nos últimos 50 anos, com a expansão da população urbana e o crescimento do desenvolvimento industrial e tecnológico, as fontes disponíveis de água doce estão comprometidas ou correndo sério risco. Segundo World Resources Institute (WRI, 2000), quase metade da população mundial enfrenta problemas de escassez de água, principalmente em relação à disponibilidade de fontes superficiais. A Resolução n.º 121 de 16 de dezembro de 2010, estabelece diretrizes e critérios para a prática de reuso direto não potável de água na modalidade agrícola e florestal, determinando que a prática não pode apresentar riscos ou causar danos ambientais e a saúde pública, com específica preocupação com o solo. Um efeito negativo que pode ocorrer é o acúmulo de poluentes no solo, dependendo das características dos esgotos, a prática da irrigação por longos períodos, pode levar à acumulação de compostos tóxicos, orgânicos e inorgânicos, e ao aumento significativo de salinidade, em camadas insaturadas. Para evitar essa possibilidade, a irrigação deve ser efetuada com esgotos de origem predominantemente doméstica (MOTA; BEZERRA; TOMÉ, 1997). A utilização agrícola de efluentes de Estações de Tratamento de Esgotos no Brasil (ETEs) dá pequenos passos, tornando fundamental a necessidade de pesquisas e ações na direção de reuso controlado, incluindo sua regulamentação. O objetivo geral desta pesquisa será, portanto, avaliar a viabilidade do reuso de água residuária provenientes de um sistema de tratamento de esgotos por lagoas de estabilização na agricultura irrigada visando a otimização de recursos naturais. E os objetivos específicos serão a verificação da influência da utilização de águas residuárias tratada como fonte hídrica nas características agronômicas, microbiológicas da cultura do maxixe, e aplicar a Transversalidade no contexto Meio Ambiente e Saúde para alunos do ensino médio a ser desenvolvido através de aulas de química. Essa pesquisa será realizada na Casa de vegetação agrícola do Departamento de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Sergipe. A água residuária será coletada semanalmente na ETE da Universidade Federal de Sergipe, localizada no Município de São Cristóvão/SE. No projeto educativo a pesquisa será de campo, onde serão ministradas aulas de química, o método a ser utilizado será a metodologia ativa de ensino e aprendizagem em que terá como foco a pedagogia da problematização, visto que, os Temas Transversais revelam uma possibilidade de proposta com significado amplo e voltado para as questões problemáticas da realidade, em que interfere e modifica a educação sistematizada, para que seja aplicada a Transversalidade no contexto Meio Ambiente e Saúde para alunos do ensino médio na Escola Estadual Professor Hamilton Alves Rocha, sua a localização fica próxima da Estação de Tratamento de Esgotos do Bairro Rosa Elze.

Presidente - 2579022 - GREGORIO GUIRADA FACCIOLI
Interno - 4178490 - INAJA FRANCISCO DE SOUSA
Externo ao Programa - 731922 - RAIMUNDO RODRIGUES GOMES FILHO

Notícia cadastrada em: 07/02/2018 16:46