Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GÊNISSON LIMA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GÊNISSON LIMA DE ALMEIDA
DATA: 26/02/2018
HORA: 15:00
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: ANÁLISE DAS RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS NA ZONA RURAL DE BREJO GRANDE/SE
PALAVRAS-CHAVES: Comunidades Tradicionais; Conflitos Socioambientais; Práticas Extrativistas; Recursos Naturais; Território.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O território é compreendido como o palco de múltiplas relações desencadeadas face a apropriação, controle e uso pelos diferentes atores sociais e resulta em conflitos socioambientais, uma vez que a apropriação inadequada provoca impactos socioambientais, além da insustentabilidade na utilização dos recursos naturais. Estes, por sua vez, constituem a base de sobrevivência dos membros das comunidades tradicionais (pescadores artesanais e marisqueiras) e são obtidos por meio de práticas extrativistas. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as relações socioambientais envolvendo os membros das comunidades tradicionais na zona rural de Brejo Grande/SE, mais precisamente no povoado Saramén e na comunidade da Resina. Esse estudo é subsidiado por levantamento bibliográfico e documental; pesquisa de campo e aplicação de entrevistas com roteiro semiestruturado com os membros das comunidades tradicionais e representantes de associações. É necessário pensar em medidas mitigadoras a fim de amenizar os efeitos das atividades desenvolvidas pelos detentores de capital nos territórios utilizados pelos membros das comunidades tradicionais para coleta de recursos naturais e para a manutenção da reprodução cultural, social, religiosa e econômica destas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1807439 - JAILTON DE JESUS COSTA
Interno - 279481 - ROSEMERI MELO E SOUZA
Externo ao Programa - 1820116 - NEISE MARE DE SOUZA ALVES
Externo ao Programa - 2844684 - CLÊANE OLIVEIRA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 01/02/2018 10:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r12712-85cc87cea5