Banca de QUALIFICAÇÃO: JUNIELA DOS SANTOS

DISCENTE: JUNIELA DOS SANTOS
DATA: 27/02/2018
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO E PRÁTICAS AMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS: UM OLHAR PARA O PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA NO TERRITÓRIO DO SERTÃO OCIDENTAL SERGIPANO
PALAVRAS-CHAVES: Projovem Campo Saberes da Terra. Educação do/no Campo. Práticas ambientais sustentáveis. Agroecologia.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O ProJovem Campo Saberes da Terra é um Programa do Governo Federal que visa a qualificação profissional e a escolarização de jovens agricultores familiares na faixa etária de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. A pesquisa versa sobre as práticas ambientais desenvolvidas pelo programa, ao considerar sua relevância na construção de um arcabouço teórico, conceitual e empírico basilares para a leitura crítica do mundo e dos efeitos da “Revolução Verde” e do pacote tecnológico para a agricultura familiar. Constata-se o comprometimento da saúde do solo, da água, dos seres vivos e dos agricultores, devido ao uso abusivo de agrotóxicos, assim como seu espaço de produção estão sendo solapados pelas máquinas como pelos cultivos transgênicos. Apesar da sua relevância, para a retomada dos paradigmas agroecológicos, a problemática da pesquisa surge pelo fato de o Projovem Campo não se configurar como uma efetiva e permanente política pública educacional do Campo. Objetiva-se analisar a importância de programas educacionais do campo que garantam o direito à educação para os sujeitos do campo; identificar a relação entre a educação do campo e a educação ambiental; identificar as suas práticas ambientais e avaliar as fragilidades do Projeto Político Pedagógico. Em Sergipe esse programa está em sua terceira e, provavelmente, última atuação (2015/2017). Os municípios de Pedra Mole, Simão Dias e Poço Verde, localizados no Sertão Ocidental Sergipano, compõem a base empírica da investigação. Serão aplicados questionários com os educandos envolvendo temas como: educação do campo, práticas ambientais sustentáveis, políticas públicas educacionais do/no Campo e Projovem Campo Saberes da Terra. Os mesmos visam compreender como os jovens percebem o desenvolvimento de práticas ambientais sustentáveis a partir das atividades desenvolvidas pelo Programa e se eles já as inserem no seu trabalho com a Terra. Almeja-se discutir a importância do Projovem como política Pública educacional como alternativa estrutural para os sujeitos sociais do campo se apropriarem dos conhecimentos socioambientais necessários para enfrentar o atual modelo de desenvolvimento da agricultura, moldado pelo agronegócio, transgênicos e agrotóxicos e na direção de um desenvolvimento pautado na vida.

Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Presidente - 1190318 - NUBIA DIAS DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1204508 - PAULO HEIMAR SOUTO

Notícia cadastrada em: 29/01/2018 10:29