Notícias

Banca de DEFESA: CRISLAINE SANTOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISLAINE SANTOS DA SILVA
DATA: 28/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: Avaliação da Sustentabilidade do agroecossistema do Milho em Assentamentos Rurais no município de Simão Dias-SE utilizando o método ISA.
PALAVRAS-CHAVES: Indicadores de sustentabilidade; Agroecossistemas familiares;Produtores de milho; Sergipe; Agricultura familiar.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A agricultura é a principal forma de interação do ser humano com a natureza ecausadora das maiores transformações no meio ambiente e, consequentemente, dosimpactos ambientais. E em virtude da complexidade empreendida peloagroecossistema de propriedades rurais, principalmente voltadas para a produção emilho que necessita empregar tecnologia para melhorar a produção e aumento daprodutividade, em detrimento do desmatamento da vegetação nativa e o usointensivo do solo que contribuem para a degradação ambiental, como é o caso dosAssentamentos Rurais Oito de Outubro e 27 de Outubro em Simão Dias-SE. Com isto,surge a necessidade de buscar formas de se garantir o crescimento socioeconômicosem prejudicar o ambiente a partir de uma gestão sustentável das propriedades. Paratanto, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a sustentabilidadesocioeconômica e ambiental dos Assentamentos supracitados a partir dos Indicadoresde Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA), em que foram analisados 21indicadores que abrangeram os balanços econômico e social, o gerenciamento doestabelecimento, a qualidade do solo e da água, o manejo dos sistemas de produçãoe a diversificação da paisagem e o estado de conservação da vegetação nativa. Paratal finalidade, realizou-se trabalhos de campo nos dois Assentamentos em que foiaplicado um questionário estruturado em planilha Excel Proposto pela própriaferramenta ISA. Através da utilização da Análise Estatística Multivariada foiestabelecido o número de produtores para a aplicação da metodologia e realizaçãoda pesquisa, foram feitas análises de solo e de água em etapa laboratorial, e emetapa de gabinete foram realizados levantamento de imagens de satélite para ageração de mapas e croquis das áreas estudadas com o uso de técnicas degeoprocessamento. Com os dados obtidos, valores no intervalo de 0 a 1 foramgerados para cada indicador, considerando-se 0,7 o valor de referência para o bomfuncionamento do agroecossistema e considerado sustentável. Dessa forma, os dadosgerados permitiram a caracterização e a avaliação das condições socioeconômicas eambientais dos estabelecimentos agrícolas, destacando-se os sistemas de produção, adiversificação da paisagem agropecuária, os habitats naturais, o uso e a ocupação dosolo, as estradas de acesso, entre outros, e a partir desse diagnóstico detalhado éelaborado um plano técnico de adequação para a propriedade rural em que sãoexpostos os aspectos positivos e as fragilidades identificadas no local contribuído natomada de decisões do produtor rural, realizando-se um planejamento técnico comvisão integrada e uma interação harmônica entre os sistemas de produção e aconservação dos recursos naturais existentes, em conformidade com a legislaçãoambiental vigente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1316620 - ALCEU PEDROTTI
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo ao Programa - 1078504 - AIRON JOSE DA SILVA
Externo à Instituição - INÁCIO DE BARROS
Notícia cadastrada em: 24/01/2018 16:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r10803-399c5c35c