Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA LUCIANA DE ARAGÃO RIBEIRO SILVA

DISCENTE: ANDREA LUCIANA DE ARAGÃO RIBEIRO SILVA
DATA: 14/02/2017
LOCAL: Prodema
TÍTULO: AÇÕES EDUCATIVAS PARA ACONSERVAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: UMA ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Percepção ambiental. Sustentabilidade.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Assim como os demais recursos naturais, o rio São Francisco evidencia os impactos causados pela ação antrópica, principalmente no que diz respeito ao desmatamento da vegetação ciliar, lançamento de esgotos e redução da vazão, fatores estes que interferem na vida das espécies aquáticas e da população ribeirinha. O baixo São Francisco é a região que mais reflete a situação de degradação, necessitando de urgentes e específicos cuidados, antes que a sua capacidade de resiliência seja comprometida. A sensibilização das comunidades é apontada como alternativa para a conservação deste recurso hídrico, no qual a educação desempenha importante papel na conservação do rio, que poderá ser alcançada por meio da adoção de ações educativas com viés sustentáveis. Assim esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições das ações educativas e a percepção ambiental da comunidade escolar nos campi Penedo e Piranhas (AL) do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, com foco na conservação do rio São Francisco. Utilizar-se-á do método comparativo de casos, conduzidos de forma exploratória e descritiva e abordagem qualiquantitativa, com base em uma perspectiva interdisciplinar. A coleta de dados da-se-á por meio da analise documental e entrevistas semiestruturadas aplicadas diretamente a comunidade escolar e, posteriormente será analisada utilizando o método da Análise do Discurso do Sujeito, por meio do software DSCsoft. Esta pesquisa permitirá construir um diagnóstico comparativo que apontará as ações educativas e a percepção ambiental da comunidade escolar, ressaltando as similaridades e particularidades de cada campus.

Presidente - 644.397.985-00 - RONISE NASCIMENTO DE ALMEIDA
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo à Instituição - DÉBORA EVANGELISTA REIS OLIVEIRA
Externo à Instituição - HELOÍSA THAÍS RODRIGUES DE SOUZA