Banca de DEFESA: THAIANE NATALLE MOREIRA LIMA

DISCENTE: THAIANE NATALLE MOREIRA LIMA
DATA: 24/02/2017
LOCAL: Prodema
TÍTULO: ETNOBIOLOGIA E ESTRUTURA POPULACIONAL DA MANGABEIRA (Hancornia speciosa Gomes) NO ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA SÃO SEBASTIÃO, PIRAMBU- SE
PALAVRAS-CHAVES: Conservação. Extrativismo. Inventário
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

No estado de Sergipe o único Projeto de Assentamento de Reforma Agrária da modalidade Agroextrativista - o PAE São Sebastião - é gerenciado pelo INCRA e localiza-se no município de Pirambu, criado com o foco para a geração de renda decorrente do extrativismo e venda dos frutos da mangabeira (Hancornia speciosa Gomes). Essa atividade é realizada desde a criação do PAE, em 2006, e é a principal fonte de renda das famílias. Por conta disso surgem questionamentos em torno da sustentabilidade da prática extrativista no PAE, uma vez que não há estudos quanto a forma de extrativismo e estrutura populacional da espécie. Nesse contexto o objetivo geral da pesquisa foi fornecer subsídios para o manejo sustentável dos frutos da mangaba, sob a ótica da etnobiologia a partir de questões relacionadas a importância socioeconômica do extrativismo para os moradores do PAE, o histórico de produção da mangaba, as formas de manejo da mangabeira e a cadeia produtiva envolvida. A estrutura populacional de Hancornia speciosa Gomes, foi realizada por meio do inventário florestal. Na primeira parte da pesquisa, com base nos princípios da etnobiologia, foram levantadas informações por meio de entrevistas semiestruturadas e uso de ferramentas do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), com questões acerca de aspectos do perfil socioeconômico dos entrevistados, atividades geradoras de renda, histórico de produção da mangaba, descrição do processo de coleta até a comercialização, características ecológicas da planta segundo as percepções dos extrativistas, manejo da espécie e das áreas de coleta, botânica e fauna existente nas áreas do PAE. Na segunda parte foi analisada a estrutura populacional da mangabeira nos lotes produtivos, através do censo quali-quantitativo, com o intuito de descrever a estrutura populacional da espécie por estágio de desenvolvimento e por classe de diâmetro. Os resultados indicam a necessidade de desenvolvimento de método de coleta que, ao contrário do que é feito atualmente, não resulte na quebra de galhos e derrubada de flores, que podem comprometer a produção dos frutos nos anos seguintes; não há padronização nos processos de plantio, coleta e manejo realizado pelos moradores; o elevado número de lotes com áreas de pastagem atreladas ao aumento em extensão dessas áreas é reflexo da ausência de atividades que atendam aos objetivos de projetos de assentamento agroextrativistas. No total foram encontrados 1154 indivíduos de mangabeira, resultando em uma densidade de 14,5 indivíduos por hectare. As intensas perturbações geradas nos lotes, através do desmatamento para a expansão das áreas de cultivo, o manejo e a coleta do fruto, podem ser a causa do empobrecimento da regeneração natural e, podem estar prejudicando o recrutamento de indivíduos nas classes iniciais de diâmetro. Aparentemente a população de Hancornia speciosa Gomes, no PAE São Sebastião, não está em crescimento, pois apresenta predominância de indivíduos distribuídos nas classes de diâmetro intermediárias, o que pode comprometer a continuidade da atividade extrativista dos frutos da referida espécie no PAE. As informações geradas nesse estudo poderão contribuir para o Plano de Desenvolvimento do Assentamento, e essas informações são consideradas relevantes para ações estratégicas que visem o manejo e conservação das mangabeiras, bem como reafirmar a valorização do conhecimento das populações que manejam e dependem diretamente com os recursos naturais.

Presidente - 2273536 - LAURA JANE GOMES
Interno - 4178490 - INAJA FRANCISCO DE SOUSA
Interno - 006.019.365-40 - IVANA SILVA SOBRAL
Externo ao Programa - 1352277 - GENESIO TAMARA RIBEIRO