Banca de QUALIFICAÇÃO: DENISE DE OLIVEIRA LISBOA SOUZA

DATA: 14/02/2017
LOCAL: Prodema
TÍTULO: Educação Ambiental na escola: descrição e avaliação de projetos
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Escola. Intervenção.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As ações de Educação Ambiental abrangem o processo de construção de valores, competências, atitudes e habilidades em favor da conservação do meio ambiente. Na escola, os professores têm papel importante na tomada de decisão, planejamento, organização, realização e avaliação de ações direcionadas ao meio ambiente. Considerando que a literatura aponta a necessidade de capacitação dos professores para o trabalho com a EA e a escassez de pesquisas que descrevam trabalhos com essa capacitação, a presente pesquisa se propõe descrever uma intervenção com professores relacionada ao planejamento e aplicação de projetos de EA. O objetivo geral da pesquisa é avaliar os efeitos de um programa de orientação sobre o planejamento e aplicação de projetos de Educação Ambiental por professores de escola pública. O programa de orientação é definido como um programa que organiza a sequência dos conteúdos a serem abordados envolve a definição de objetivos comportamentais, atividades, recursos a serem utilizados e a definição de critérios de avaliação coerentes com as etapas anteriormente definidas (PARDO, 1997). Os objetivos específicos da pesquisa consistem em descrever as etapas do programa de orientação, identificar alterações ambientais previstas nos projetos de Educação Ambiental aplicados e descrever as facilidades e dificuldades relatadas sobre a aplicação dos projetos. A coleta de dados seguirá as seguintes etapas: 1) procedimentos preliminares, em que, no primeiro contato com o professor, serão explicados os objetivos da pesquisa e estes convidados a participar. 2) planejamentos de projetos de Educação Ambiental, na qual será aplicado o programa de orientação e os professores irão reelaborar projetos já existentes ou elaborar novos projetos. 3) acompanhamento da aplicação e avaliação dos projetos de Educação Ambiental, na qual os professores aplicarão os projetos de Educação Ambiental, junto a seus alunos. 4) avaliação do programa de orientação, em que será feita uma reunião final em que a pesquisadora e os professores farão uma sistematização das facilidades e dificuldades encontradas na aplicação de projetos em EA e as contribuições do programa de orientação para esse trabalho, bem como, sugestões para sua melhoria. Os dados serão coletados através de registros de observações sistemáticas, registros escritos e gravações das falas dos professores. Espera-se com essa pesquisa obter resultados sistematizados sobre a orientação com professores de modo que tais informações possam subsidiar novas pesquisas e contribuir para novas aplicações que venham melhorar o trabalho de professores com a Educação Ambiental.

Presidente - 424732 - MARIA BENEDITA LIMA PARDO
Interno - 2273536 - LAURA JANE GOMES
Interno - 644.397.985-00 - RONISE NASCIMENTO DE ALMEIDA

Notícia cadastrada em: 30/01/2017 08:25