Banca de QUALIFICAÇÃO: JANINI DE OLIVEIRA FELIX

DISCENTE: JANINI DE OLIVEIRA FELIX
DATA: 14/02/2014
LOCAL: Prodema
TÍTULO: O TURISMO DA MELHOR IDADE E SUA INTERAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE EM SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Atrativos naturais, Turismo, Terceira idade
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O presente estudo tem como objetivo geral analisar as motivações que levam os turistas da melhor idade a buscarem destinos com atrativos naturais em Sergipe. Os objetivos específicos são: caracterizar a relação entre os turistas da melhor idade e o meio ambiente, analisar os atrativos dos destinos turísticos em Sergipe que atraem os turistas da melhor idade e avaliar a viabilidade dos destinos turísticos de Sergipe para os sujeitos da melhor idade. A pergunta desta pesquisa é: “Por que os turistas da melhor idade optam por destinos com atrativos naturais?”. Esta pesquisa se restringirá a um dos segmentos de consumidores no turismo: as pessoas da melhor idade, termo adotado pelo Ministério do Turismo, ou seja, a terceira idade. A prática do turismo como fenômeno social está muito presente nas expectativas do indivíduo que viaja em busca da inversão de uma rotina, busca uma nova e temporária interação social, aliada ao convívio com elementos da natureza, como instrumentos terapêuticos para satisfação pessoal. Este público-alvo procura como atração turística a agregação de conhecimento e cultura, reaproximação com o meio ambiente natural, e ainda, a busca pela possibilidade de conhecer pessoas e firmar novas amizades. O método a ser utilizado será o qualitativo, com pesquisa de campo descritiva e de caráter exploratório, com levantamento bibliográfico, entrevista com roteiro semiestruturado e aplicação de questionários com os sujeitos da terceira idade, turistas em potencial e profissionais do segmento turístico, em Sergipe. Assim, a relevância deste estudo caracteriza-se em servir de balizamento teórico para a atuação de profissionais e pesquisadores nestes ambientes colaborativos de pesquisa, considerando a elevação da expectativa de vida da população brasileira e a baixa taxa de natalidade, como também, o aumento do consumo desse perfil de consumidores para a economia nacional, como uma necessidade de ampliação de estudos sobre esse nicho.

Presidente - 3185055 - GICÉLIA MENDES DA SILVA
Interno - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA
Interno - 2082011 - CAE RODRIGUES
Externo ao Programa - 2939897 - MICHELE AMORIM BECKER