Banca de QUALIFICAÇÃO: SONIA REGINA SANTOS

DISCENTE: SONIA REGINA SANTOS
DATA: 30/03/2015
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: A (IN) SUSTENTABILIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU (SE)
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos Sólidos; Reciclagem, Catadores
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O crescimento populacional em função do processo de ocupação do espaço e uso inadequado dos recursos naturais, são fatores que evidenciam-se o aumento do consumo e a elevação da produção da geração dos resíduos sólidos. A partir do método de reciclagem os materiais descartados podem ser transformados ou conduzidos às indústrias que reduzem as etapas do processo de fabricação, contribuindo para a sustentabilidade do meio ambiente. Neste sentido, a cadeia produtiva de materiais recicláveis tem relevância nas dimensões políticas, socioeconomicos e ambientais. Dentre os benefícios da coleta destes materiais estão a geração de renda para os participantes da cadeia, contribuição à saúde públca, ao sistema de saneamento, redução de gastos municipais, diminuição de áreas para aterros. Como objetivo da pes quisa, pretende-se analisar a (in) sustentabilidade da cadeia produtiva de materiais recicláveis na Região Motropolitana de Aracaju. Quem são os atores sociais envolvidos da cadeia produtiva de materiais recicláveis na Região Metropolitana de Aracaju? Como é realizada a dinâmica da cadeia produtiva de materiais recicláveis na RMA? Quais as relações de interdependência e subordinação na comercialização da cadeia produtiva de materiais reciclaveis na RMA? Qual a importancia das dimensões política, socioeconomicas e ambiental na cadei produtiva de materiais recilaveis na RMA? A produção de materiais recicláveis é suficiente para maner a sustentabilidade socioeconomica dos catadores e demais atores sociais envolvidos na cadeia produtiva? Serão realizadas observações e entrevistas com catadores formais e informais, garimpeiros, representantes das cooperativas/associações, sucateiros, comerciantes ambulantes. Espera-se com os resultados dos indicadores socioeconômicos e ambientais possa constribuir de melhoria nas condições de trabalho e renda dos principais atores de pesquisa, também s ituar a participação das atividades realizada por cada integrante da cadeia produtiva de materiais recicláveis e sua importância no contexto ambiental.

Presidente - 006.019.365-40 - IVANA SILVA SOBRAL
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo ao Programa - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA

Notícia cadastrada em: 27/03/2015 14:51