Banca de QUALIFICAÇÃO: SOFIA OLIVEIRA DE BARROS CORREIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SOFIA OLIVEIRA DE BARROS CORREIA
DATA: 30/01/2015
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRINCÍPIO NORTEADOR NA PESQUISA EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: um olhar sob a perspectiva discursiva
PALAVRAS-CHAVES: Interdisciplinaridade. Análise de Discurso. Ciências Ambientais
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A interdisciplinaridade é tratada, nas mais diversas áreas do conhecimento, tanto como um princípio norteador de práticas teóricas e metodológicas quanto como um conjunto de princípios norteadores relacionados à prática interdisciplinar. No entanto, existe relativa banalidade no uso da palavra, que precede a questão do seu uso como princípio norteador. Julga-se pertinente e relevante a explicitação do que se compreende por interdisciplinaridade como conceito, abordagem, prática e discurso, devidamente situados em um paradigma e em um contexto de produção, para que o uso da palavra interdisciplinaridade não signifique mera formalidade. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a caracterização e o emprego da interdisciplinaridade como princípio norteador nas pesquisas realizadas pelos estudantes de mestrado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe. Metodologicamente, a pesquisa será desenvolvida pela Análise do Discurso (abordagem discursiva de Pêcheux), mediante a análise da caracterização e/ou emprego da interdisciplinaridade como princípio norteador nas dissertações elaboradas em duas décadas distintas (1995, 2005 e 2015).

Presidente - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo ao Programa - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Externo à Instituição - MARINOÉ GONZAGA DA SILVA