Banca de DEFESA: ALANE REGINA RODRIGUES DOS SANTOS

DISCENTE: ALANE REGINA RODRIGUES DOS SANTOS
DATA: 16/12/2014
LOCAL: Sala 02 do PRODEMA
TÍTULO: A SUSTENTABILIDADE DA ÁGUA NO MUNICÍPIO DE POÇO-VERDE/SE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. Convivência com o semiárido. Tecnologias Sociais. Semiárido NE.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O semiárido Brasileiro possui uma trajetória marcada por diversos conflitos e eventos relacionados com a escassez de água e a seca. Esses conflitos além de provocarem problemas de justiça ambiental, causam impactos desiguais nos grupos sociais que há séculos vem sendo castigados com a falta de recursos nessa região. Considerando a importância desse debate na atualidade, o município de Poço Verde, localizado no Estado de Sergipe, presente no nordeste brasileiro, foi o local escolhido para a execução desta pesquisa. Esta região apresenta um regime pluviométrico marcado por extremas irregularidades de chuvas, no tempo e no espaço, porém; na última década, o quadro de extrema pobreza e a espoliação social vem diminuindo com a chegada de políticas públicas sustentáveis. Com base nessas premissas, o objetivo desta pesquisa foi analisar a sustentabilidade da água no município de Poço Verde-SE a partir das transformações ocorridas com a chegada de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e convivência com o semiárido. A pesquisa possui caráter qualitativo, contudo a análise dos dados foi realizada quantitativamente, uma vez que a investigação da pesquisa envolveu questões mensuráveis e outras não mensuráveis, permitindo desse modo uma visão interdisciplinar da problemática. A metodologia foi dividida em: Levantamento bibliográfico, documental, instrumentos para coleta de dados, caracterização da área de estudo e o método escolhido para esta pesquisa foi o fenomenológico. Na conclusão deste estudo verificou-se que as ações de convivência com a seca têm garantindo a disponibilidade de água e diminuído os efeitos socioambientais no município de Poço Verde-SE. Entretanto, são necessárias que sejam desenvolvidas mais políticas públicas e práticas sustentáveis voltadas para o desenvolvimento da região, portanto como preposição sugeriu-se um conjunto de propostas/recomendações para que sejam aplicáveis tanto pelos governantes quanto pelos moradores do semiárido Nordestino.

Presidente - 1834882 - ARIOVALDO ANTONIO TADEU LUCAS
Interno - 4178490 - INAJA FRANCISCO DE SOUSA
Externo ao Programa - 426350 - JOSEFA ELIANE SANTANA DE SIQUEIRA PINTO

Notícia cadastrada em: 02/12/2014 09:49