Notícias

Banca de DEFESA: DIANA CHIARA OLIVEIRA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANA CHIARA OLIVEIRA ROCHA
DATA: 26/08/2014
HORA: 08:00
LOCAL: Auditorio
TÍTULO: (Des) Urbanização Cemiterial
PALAVRAS-CHAVES: Cemitério; Aracaju; Crescimento urbano; Historiografia da morte; Resoluções CONAMA.
PÁGINAS: 28
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo relacionar as divergências evidenciadas entre o processo de crescimento urbano e demográfico ao desproporcional desenvolvimento de construção cemiterial para atender as grandes demandas obituárias registradas em Aracaju. Para tanto, discorre-se sobre a expansaõ da cidade de Aracaju nas décadas concernentes ao recorte temporal estabelecido em desproporção ao levantamento de necrópoles na capital sergipana. Como arcabouços teóricos, tem-se: um apanhado geral acerca dos escritos historiográficos sobre o cemitério nas célebres obras, "O homem diante da Morte", de Phillipe Aries; "A morte é uma festa", de João José Reis; "Casa Grande & Senzala", de Gilberto Freyre; e "Vizinhos sim, enterros a parte", dissertação escrita por Fernando Lins de Carvalho (Mestrado em Geografia/UFS). Soma-se a revisão de literatura uma análise das Resoluções CONAMA 335/2003, 368/2006 e 402/2008. A metodologia da pesquisa tem caráter qualiquantitativo e se baseia em documentos oficiais, informes jornalísticos sobre as necrópoles. A localidadeestá situada em Aracaju - SE, com uma representação apoiada em três cemitérios, sendo dois de caráter particular, os cemitérios Santa Isabel e São Benedito - que já estão com um número acima do esperado de sepulturas, estando superlotados e sem possibilidade de ampliação territorial - e o cemitério São João Batista - de esfera pública minicipal.

Com a descrição das formas de enterramento, visa-se considerar o estudo em questão como uma fonte para pesquisas que tenham em seu tema hábitos de imunação e difusão daregulamentação cemiterial. Assim almeja-se uma ampliação da soma de estudos relacionados ao cemitério como manancial de indagação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3185055 - GICÉLIA MENDES DA SILVA
Externo à Instituição - LUIZ CARLOS SOUSA SILVA
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Notícia cadastrada em: 25/08/2014 14:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r12712-85cc87cea5