Notícias

SELEÇÃO PARA A BOLSA DO PNPD/CAPES PARA ATUAR NO PRODEMA

 

 

 

 

 

 

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO


ABERTURA DE SELEÇÃO PARA CANDIDATO A BOLSA DO


PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO – PNPD/CAPES


PARA ATUAR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM


DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE – PRODEMA/UFS

 


 

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS) da Universidade Federal de Sergipe informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo a 1 (uma) vaga de bolsista de Pós-Doutorado, concedidas pela CAPES/MEC no Programa Nacional de Pós-Doutorado– PNPD.

 

A bolsa integra o Programa Nacional de Pós-Doutoramento (PNPD/CAPES) conforme Portaria CAPES 086, de 03 de julho de 2013. A Portaria está em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf

 

A bolsa tem duração de 12 meses prorrogáveis até 60 meses, com exceção dos candidatos com vínculo (12 meses).

 

O pesquisador selecionado receberá uma bolsa de pós-doutorado, no valor definido e paga ao bolsista diretamente pela CAPES e desenvolverá as atividades no âmbito do subprojeto para o qual se inscreveu e foi selecionado que se insere na área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

 

1. INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser feitas por email até o dia 08 de agosto de 2014.

Toda a documentação deve ser digitalizada convertida em formato PDF e enviada para os emails do programa (prodema.ufs@gmail.com) e o do respectivo supervisor do subprojeto que está se candidatando, a saber:

 

- SUBPROJETO 1:

Título: ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO – supervisor: Prof. Dr. Antenor Oliveira Aguiar Netto – Email: antenor.ufs@gmail.com.

 

- SUBPROJETO 2:

Título: ESTRATÉGIAS DE RECUPERAÇÃO DE SOLOS SALINIZADOS – supervisor: Prof. Dr. Alceu Pedrotti – Email: alceupedrotti@gmail.com.

 

- SUBPROJETO 3:

Título: GEOTECNOLOGIAS APLICADAS PARA A CARACTERIZAÇÃO DA VEGETAÇÃO DO ESTADO DE SERGIPE – supervisora: Profa. Dra. Rosemeri Melo e Souza – Email: rome@ufs.br.

 

Todos os documentos digitalizados e enviados deverão estar em posse dos candidatos no momento da seleção, para eventuais conferências e aqueles que forem aprovados deverão encaminhar pelo correio (via sedex) para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS) da Universidade Federal de Sergipe no endereço constante no item 6 deste Edital. 

 

O(a) candidato(a) selecionado(a) que não apresentar dentro do prazo determinado na divulgação do resultado será desclassificado e será chamado o próximo classificado. 

 

O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades, conforme previsto no Inciso V do Artigo 5º da Portaria Nº 086 de 03 de julho de 2013, a saber:

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

 

- O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

 

- Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” do inciso V, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.

 

- Os candidatos aprovados na modalidade “c” do inciso V deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.

 

- Os candidatos aprovados na modalidade “c” do inciso V não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.

 

2. DOCUMENTOS

 

2.1. O candidato deverá apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos:

a) Requerimento dirigido à Coordenação solicitando inscrição, devidamente assinado pelo candidato, conforme apresentado no Anexo I;

b) RG, CPF, título de eleitor e comprovantes eleitorais;

c) Para os candidatos do sexo masculino, comprovante de quitação de serviço militar;

d) Foto 3x4 recentes e datadas;

e) Documentos comprobatório de conclusão dos cursos de Doutorado reconhecidos pelo MEC;

f) Curriculum lattes atualizada até a data da inscrição ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme o Anexo III da Portaria Nº 086 de 03 de julho de 2013 (Foreign Researcher Curriculum Vitae);

g) Plano de Trabalho a ser desenvolvido no período de 12 (doze) meses em arquivo no formato pdf em conformidade com o subprojeto que está se candidatando, conforme apresentadas no Anexo II, bem como deve conter no máximo 15 (quinze) páginas e os seguintes itens: Folha de Rosto; Resumo; Introdução; Objetivos; Metodologia; Resultados Esperados; Cronograma; e, Referências Bibliográficas.

 

2.2. O candidato indicado para recebimento da bolsa do PNPD deverá atender aos seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País. No caso de candidato estrangeiro, este deverá estar, no momento da implementação da bolsa, em situação regular no País;

b) Estar em dia com as obrigações eleitorais;

c) Possuir em seu currículo Lattes qualificações que demonstrem capacitação suficiente para desenvolver o projeto;

d) Dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto e ao programa de pós-graduação;

e) Não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza;

f) Não ter vínculo empregatício (celetista ou estatuário);

g) Não ser aposentado ou encontrar-se em situação equiparada;

h) possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

i) disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme o Anexo III da Portaria Nº 086 de 03 de julho de 2013 (Foreign Researcher Curriculum Vitae);

j) Ter sido aprovado pela Comissão de Seleção deste processo seletivo, composta pela Coordenação do Programa mais os Docentes que apresentaram subprojetos neste Edital;

k) Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pela respectiva agência;

l) Não ter, preferencialmente, realizado o doutorado na mesma instituição a que se vincula o programa de pós-graduação responsável pelo projeto de cuja execução participará.

 

3. SELEÇÃO

 

O processo de seleção será conduzido por uma Comissão, sendo constituída pela Coordenadora do Programa e os supervisores dos subprojetos deste Edital.

A seleção compreende a análise do currículo dos candidatos e do Plano de Trabalho, que se darão das seguintes formas:

a) A avaliação do Plano de Trabalho que será realizada analisando a conformidade do plano apresentado com o subprojeto pretendido e a área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. A pontuação de cada item será: Introdução – 2,0 (dois virgula zero pontos); Objetivos – 2,0 (dois virgula zero pontos); Metodologia – 2,0 (dois virgula zero pontos); Resultados Esperados – 2,0 (dois virgula zero pontos); e, Cronograma  – 2,0 (dois virgula zero pontos).

b) A análise do currículo seguirá os critérios apresentados no Anexo III.

 

A nota final será a média aritmética da pontuação obtida no plano de trabalho e no currículo.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver a maior nota final.

 

4. CALENDÁRIO

 

4.1. Publicação do Edital: 05/08/2014.

4.2. Inscrição: até 08/08/2014.

4.3. Divulgação do Resultado: 14/08/2014.

 

5. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

 

O resultado final da seleção será divulgado no quadro de aviso do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente e no sítio da Universidade Federal de Sergipe. O candidato aprovado será informado por e-mail de sua condição, bem como do prazo hábil para envio de documentação impressa ao PRODEMA/UFS, referente ao processo seletivo regido por este Edital.

 

6. INFORMAÇÕES

 

Maiores informações poderão ser obtidas por e-mail, diretamente com os supervisores de cada um dos subprojetos, ou na Secretaria do Programa no horário de 08h30min às 11h30min no turno matutino e das 14h às 16h no turno vespertino, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFS, localizado na Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos - Pólo de Gestão/Pós-Graduação, Av. Marechal Rondon, S/N, CEP: 49.100-000, Aracaju – Sergipe – Brasil, Tel.:(0xx79) 2105-6783, E-mail: prodema.ufs@gmail.com.

 

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

 

Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, 05 de agosto de 2014.

 

 

Profa. Dra. Maria José do Nascimento Soares

 

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Maio Ambiente

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VEJA O EDITAL COMPLETO NO ARQUIVO EM ANEXO.

-----------------------------------------------------------------------------------

 

Notícia cadastrada em: 05/08/2014 20:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - fragata4.fragata4 v3.5.16 -r12712-85cc87cea5