Banca de DEFESA: SANDRA LUCIA ALVES MATIAS

DISCENTE: SANDRA LUCIA ALVES MATIAS
DATA: 24/02/2014
LOCAL: Sala do PRODEMA/UFS
TÍTULO: Responsabilidade Socioambiental na Universidade Federal de Sergipe:Um Instrumento para a Sustentabilidade.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Ambiental. Responsabilidade Socioambiental. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A implementação de instrumentos de gestão ambiental para prevenir e controlar os danos ambientais decorrentes das atividades administrativas e operacionais é uma realidade necessária e imperiosa no âmbito das instituições integrantes da Administração Pública. Neste sentido, o Governo Federal preocupado em reduzir os impactos socioambientais negativos e promover a internalização da responsabilidade socioambiental, por meio Ministério do Meio Ambiente, criou a Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P, tendo como objetivo principal estimular a reflexão e a mudança de atitude dos servidores para que estes incorporem os critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, além de sensibilizar os gestores públicos para as questões socioambientais. Diante da importância que as instituições públicas possuem em dar o exemplo, essa agenda foi estruturada em cinco eixos temáticos prioritários: uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores e licitações sustentáveis. Em termos gerais, a pesquisa objetivou caracterizar as ações socioambientais desenvolvidas na Universidade Federal de Sergipe em relação aos eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Para a realização da pesquisa foram empregadas ferramentas metodológicas alicerçadas na fenomenologia. Os métodos escolhidos foram o exploratório e descritivo com levantamento de dados qualitativos e quantitativos. Para tanto, realizou-se entrevistas semi-estruturadas com os gestores, docentes, técnicos administrativos e discentes. Os resultados obtidos demonstraram que as iniciativas de gestão ambiental na instituição, ainda que parcial, encontra-se em harmonia com os eixos da A3P. Portanto há necessidade de maior comprometimento por parte dos gestores e dos servidores com a problemática ambiental na busca de uma cultura sustentável.

Presidente - 2178474 - ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA
Interno - 279481 - ROSEMERI MELO E SOUZA