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Banca de DEFESA: IVAN SIQUEIRA BARRETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVAN SIQUEIRA BARRETO
DATA: 19/02/2014
HORA: 16:00
LOCAL: Prodema
TÍTULO: A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS NO ALTO SERTÃO SERGIPANO COMO ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO DOS CAMPONESES ASSENTADOS NO MUNICÍPIO DE POÇO REDONDO-SE: ESTUDO SOBRE CURRALINHO, DOM JOSE BRANDÃO DE CASTRO E FLOR DA SERRA.
PALAVRAS-CHAVES: Comercialização Camponesa, Agronegócio, Mercados Institucionais, Assentamentos Rurais, Sertão Sergipano, Território Camponês, Poço Redondo.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Agrária
RESUMO:

No Brasil, o camponês contemporâneo procedeu de um capítulo de resistência às propostas conservadoras passando pelo período da escravidão, à frustrante Lei de terras (1850), pelo governo desenvolvimentista de Getúlio Vargas e, atualmente, a participação pelo período do agronegócio predatório dos recursos humanos e naturais. Esta pesquisa teve o camponês sertanejo como sujeito contemporâneo enquanto foco para entender uma das suas estratégias de reprodução no seu “território”, que é a comercialização. Foram examinados os assentamentos de Curralinho com 50 famílias, Dom José Brandão com 41 famílias e Flor da Serra com 41 famílias, todos localizados no território do Alto-Sertão sergipano no município de Poço Redondo. A abrangência do estudo mostrou-se pertinente ao entender que os problemas locais correspondem e reproduzem uma dinâmica global e estrutural do campo no sertão sergipano. O camponês, sujeito que não teve enquanto herança histórica a habilidade com a participação ativa nos mercados, acumulou ao longo do tempo certo desafios para sua inserção. Portanto o objetivo do estudo é analisar como a comercialização camponesa contribui para a reprodução social dos camponeses assentados no Município de Poço Redondo. Assim como a maneira como se define o território e se relacionam com os outros setores da sociedade desenvolvendo-se através da comercialização que, concretamente, dividimos em vendas diretas, vendas indiretas e com os Mercados Institucionais, através das políticas públicas do estado. Para isso duas etapas metodológicas com amplitude diferentes foram utilizadas: A primeira um olhar mais geral através das metodologias participativas em reuniões, Dinâmicas Grupais e Diagnósticos Participativos; a segunda através entrevistas selecionadas e induzidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 760.154.914-34 - AJIBOLA ISAU BADIRU
Interno - 3185055 - GICÉLIA MENDES DA SILVA
Externo à Instituição - CELSO DONIZETE LOCATEL
Notícia cadastrada em: 04/02/2014 11:53
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