Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCES DÔGLAS DE SANTANA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCES DÔGLAS DE SANTANA PEREIRA
DATA: 13/12/2013
HORA: 10:00
LOCAL: Pólo de Gestão: PRODEMA
TÍTULO: DRENAGEM URBANA: IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELOS RESÍDUOS SÓLIDOS
PALAVRAS-CHAVES: Enchentes; resíduos sólidos; drenagem urbana; serviços de saneamento; gestão integrada.
PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

As deficiências nos serviços de saneamento, como coleta, tratamento e destinação final de resíduo, enchentes, esgotos e outros, são as principais causas de degradação ambiental ocorridas nos municípios brasileiros. Com Aracaju não é diferente, o município se enquadra nesse tipo de situação por apresentar sérios problemas quanto à gestão de resíduos sólidos e com o sistema de drenagem urbana existente.

Os sistemas de drenagem e de gestão de resíduos estão interligados, visto que a produção de lixo é responsável pela obstrução das galerias do sistema coletor de águas pluviais das cidades durante os eventos hidrológicos, ampliando os efeitos das enchentes e a ocorrência de doenças de veiculação hídrica, além de causar poluição do solo e da água.

Dessa forma, o presente trabalho busca analisar a importância do gerenciamento urbano de forma integrada, com o intuito de propor alternativas para o gerenciamento integrado de resíduos sólidos e drenagem urbana para a cidade de Aracaju/SE.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426314 - JOSE DALTRO FILHO
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo ao Programa - 1545955 - RICARDO DE ARAGAO
Notícia cadastrada em: 29/11/2013 09:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r10840-e5b57c044