Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSE CLEIDE SANTOS

DISCENTE: ROSE CLEIDE SANTOS
DATA: 05/12/2013
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: Análise das ações em educação ambiental no ensino fundamental em Aracaju.
PALAVRAS-CHAVES: Educação ambiental, saúde e socioambientais
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A educação ambiental é um construto histórico que vem se firmando ao longo dos anos frente à constatação de sua importância na construção de alternativas para um desenvolvimento sustentável e na mitigação das problemáticas enfrentadas pela atual geração. Seu desenvolvimento pode se efetivar em pelo menos dois âmbitos: formal e informal. Nesse projeto o foco está na educação ambiental formal, pois se pretende analisar o plano (programa ou projetos) da Secretaria de Estado da Educação (SEED) sobre educação ambiental e como estão sendo implementados em escolas no ensino fundamental de Aracaju, a partir da instituição da Política Estadual de Educação Ambiental, em 2010. Trata-se de um estudo interdisciplinar dentro das Ciências Ambientais que busca analisar ações no entorno de um tema transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que está inter-relacionado a aspectos socioambientais; de saúde e qualidade de vida; culturais; políticos e econômicos. A pesquisa se projeta com caráter exploratório e descritivo e serão tomados para o estudo, como sujeitos da pesquisa, professores de escolas de ensino fundamental da rede estadual de ensino e gestores de educação ambiental da SEED. Os dados serão coletados com uso de entrevista semiestruturada com a gestão de educação ambiental da Secretaria e questionários com perguntas abertas e fechadas com os professores. A análise dos dados será realizada com uso da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011) e como principal resultado se espera contribuir para o aprimoramento da Educação Ambiental no Estado de Sergipe.

Interno - 2273536 - LAURA JANE GOMES
Presidente - 424732 - MARIA BENEDITA LIMA PARDO
Externo ao Programa - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO

Notícia cadastrada em: 19/11/2013 14:12