Banca de DEFESA: MARCIA FERNANDA DE LIMA

DATA: 26/03/2013
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO:

Etnocenologia da Formação Interdisciplinarem Ciências Ambientais.

PALAVRAS-CHAVES:

Etnocenologia. Ciências Ambientais. Formação Interdisciplinar.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O objeto central de estudo dessa pesquisa são os sentidos, práticas discursivas e tensões vivenciadas pelos estudantes, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe, quanto à formação interdisciplinar em Ciências Ambientais. Incluídos nestes os que fazem parte do MINTER UFS/UPE. Trata-se do estudo das interações verbais, face a face, no sentido de apreender as manifestações da espetacularidade destes estudantes quanto aos sentidos da formação interdisciplinar e suas expressões como linguagem (não verbais, simbólicas, representacionais e espetaculares) observadas através de condutas sociais de atores em contextos e/ou cenários específicos a sua manifestação. Dentre os principais referenciais teóricos presentes, enfocamos as contribuições de Erving Goffman e sua dramaturgia social. Essa pesquisa foi realizada entre setembro de 2011 e fevereiro de 2013. Com relação aos aspectos metodológicos se configura através do paradigma da etnopesquisa crítica e multirreferencial, com uma abordagem fenomenológica. É de natureza qualitativa e foi utilizado o método etnográfico de base etnocenológica. Os instrumentos metodológicos utilizados são: a observação sistemática e a observação participante ativa, a entrevista intensiva, o relato autobiográfico, questionário semidirigido, a entrevista semidirigida e o grupo nominal ou focal. Os resultados dessa pesquisa apontam para a importância que a formação interdisciplinar tem como contributo imprescindível na vida profissional e pessoal dos atores investigados. Também destacam – se os diálogos empreendidos, as produções e seminários realizados como enriquecedores neste processo de formação. Porém, vê-se que ainda é preciso uma imersão no interdisciplinar, para assim ampliar-se ainda mais as discussões e possibilitar uma vivência intensa dos atores.

Presidente - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA
Externo à Instituição - CLAUDIO PINTO NUNES
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES

Notícia cadastrada em: 25/03/2013 13:27