Banca de DEFESA: GIANE FLORENTINO RODRIGUES

DATA: 05/03/2013
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO:

TEMÁTICAS AMBIENTAIS EM DISCIPLINAS ESCOLARES:
ENTRE O PLANEJADO E O PASSÍVEL
TEMÁTICAS AMBIENTAIS EM DISCIPLINAS ESCOLARES:ENTRE O PLANEJADO E O PASSÍVEL.

PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental; Orientações Teórico-Metodológicas; Autonomia Docente.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A escola como promotora de aprendizagens significativas deve caminhar em busca de mecanismos que vislumbrem também mudanças internas nos seus envolvidos. Quando se trata de Educação Ambiental, a escola é um dos meios para o seu desenvolvimento, por se tratar de um instrumento de mudança social, que estimula a participação da comunidade, possibilitando-lhe maior envolvimento com a realidade local e integrando as práticas pedagógicas às necessidades e demandas da sociedade. A escola tem assim, um importante papel no processo de formação educacional, permitindo que o cidadão desenvolva atitudes e valores expressos por meio de comportamentos e ações que se refletem no meio ambiente físico e social. Neste sentido, o presente estudo buscou analisar em que medida as temáticas ambientais preconizadas em documentos oficiais encontram eco no âmbito educacional formal das escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Garanhuns-PE. A pesquisa descritivo-explicativa, de caráter exploratório, utilizou-se da análise de documentos oficiais, aplicação de entrevistas e questionários a gestores, professores e estudantes para coleta de dados. A pesquisa centrou-se na participação dos professores de todos os componentes curriculares do ensino médio e nos estudantes das 3ª séries das escolas que obtiveram as três maiores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) em 2010. A análise dos dados permitiu-nos concluir que entre o planejado e o possível, acha-se a autonomia docente. Esta autonomia aponta para um processo formativo profissional e pedagógico que utilizando-se de mecanismos eficientes pode fomentar a Educação Ambiental no espaço escolar. Contudo, identificamos, ainda, que a educação informal é o meio mais eficiente de propagação da dimensão ambiental. Assim, as temáticas ambientais embora constando das Orientações Teórico-Metodológicas (OTMs) do Estado de Pernambuco, são trabalhadas pelo professor em alguns momentos e em outros, não.

Presidente - 3185055 - GICELIA MENDES DA SILVA
Externo à Instituição - LICIO VALERIO LIMA VIEIRA
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES

Notícia cadastrada em: 28/02/2013 09:07