Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO PALMEIRA VASCONCELLOS

DISCENTE: EDUARDO PALMEIRA VASCONCELLOS
DATA: 29/10/2021
LOCAL: Remoto
TÍTULO: ECONOMIA DO CRIME: O DESEMPENHO DO PROGRAMA EM FRENTE BRASIL EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
PALAVRAS-CHAVES: Economia do Crime; Em Frente Brasil: Controle Sintético.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
SUBÁREA: Economia do Bem-Estar Social

O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho do programa Em Frente Brasil no município de São José dos Pinhais. Trata-se um programa do governo federal, lançado em 2019, com objetivo de reduzir o crime violento. Dentre os cinco municípios inicialmente escolhidos para a implantação do programa, destaca-se o município de São José dos Pinhais, um distrito industrial e que compõe a região metropolitana de Curitiba. O problema da pesquisa visa analisar como o programa Em Frente Brasil impactou o município de São José dos Pinhais. O programa teve êxito na redução da criminalidade violenta no referido município? A hipótese é de que a criminalidade tem gerado um alto custo para os setores privado e público, ocupando mais espaço no PIB nacional, porém a eficiência e o resultado do programa Em Frente Brasil é questionável. Quanto à natureza da investigação da pesquisa, esta será descritiva, e a forma da abordagem da pesquisa será quantitativa. Em relação à metodologia, será utilizado a técnica do controle sintético com informações do IBGE, IPARDES - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Relatórios Estatísticos Criminais da Secretaria da Segurança Pública do Paraná e dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, dos períodos de 2014 a 2020.

Presidente - 1519365 - MARCO ANTONIO JORGE
Interno - 2458822 - DENISIA ARAUJO DAS CHAGAS