Banca de DEFESA: PEDRO AUGUSTO SILVA DE JESUS

DISCENTE: PEDRO AUGUSTO SILVA DE JESUS
DATA: 06/08/2021
LOCAL: Remote
TÍTULO: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTIFICA E TECNOLOGICA E OS APLS: INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE E O APL DE TOBIAS BARRETO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Profissional, Inovação Local, APL de Tobias Barreto.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
SUBÁREA: Economia Regional e Urbana
ESPECIALIDADE: Economia Regional

A lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que cria os Institutos Federais, no art. 6°, traz como umas de suas finalidades e características: I- ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional; IV- orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais. No art. 7º, a lei 11.892, institui como uns dos objetivos dos Institutos Federais – IFs: III- realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade; IV- desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos. Neste sentido, a presente pesquisa tem como principal objetivo analisar a contribuição do Instituto Federal de Sergipe (IFS), através da política pública de educação profissional e tecnológica (EPT), na geração de inovação, com vistas à aproximação com as empresas em uma abordagem semelhante à da Hélice Tríplice, promovendo a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias, com foco nas problemáticas do Arranjo Produtivo Local – APL de Tobias Barreto. Considerando os objetivos do estudo, a modalidade aplicada da pesquisa foi exploratória e descritiva, com base nas abordagens qualitativa e quantitativa. Para isso, foi efetuado levantamento bibliográfico sobre Desenvolvimento Local, Arranjo Produtivo Local, Inovação e Teoria da Hélice Tríplice, apresentando seus principais conceitos, teorias e autores; foi realizada também uma pesquisa documental em leis e documentos relativos aos Institutos Federais; foi levantado dados do Ensino, da Pesquisa, da Extensão, da Propriedades Intelectuais e das Transferências de Tecnologia do Instituto Federal de Sergipe e do Campus Tobias Barreto. Para a coleta de dados, utilizou-se de um questionário, que foi aplicado aos 12 professores lotados no Campus Tobias Barreto, bem como foi utilizada uma entrevista semiestruturada com cada um dos representantes da Hélice Tríplice: um representante do IFS, dois representantes do governo e Três representantes do Setor Produtivo da cidade. Com base nos dados levantados ao longo da pesquisa, pudemos observar que a contribuição do IFS, na geração de inovação, promovendo a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias, com foco nas problemáticas do APL de Tobias Barreto, ainda é muito incipiente, porém, chegamos à conclusão que o IFS hoje, tem um papel importante na geração de inovação, a estrutura do Campus Tobias Barreto, pode propiciar à aproximação com Empresas, com o Governo em uma abordagem semelhante à da Hélice Tríplice.

Presidente - 2194763 - DEAN LEE HANSEN
Interno - 173.107.094-20 - RICARDO OLIVEIRA LACERDA DE MELO