Banca de DEFESA: GRAZIANA OLINDA DA SILVA MATOS

DISCENTE: GRAZIANA OLINDA DA SILVA MATOS
DATA: 10/12/2020
LOCAL: ONLINE
TÍTULO: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Institutos Federais, Eficiência, Educação, Análise Envoltória de Dados, SETEC.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

Resumo:Os recursos públicos empregados em projetos de políticas públicas geram resultados importantes para a sociedade. Nesse sentido, a presente pesquisa busca retratar se os Institutos Federais, que são um projeto de política pública em educação, são eficientes na utilização dos recursos públicos disponibilizados em seus orçamentos. Essa eficiência será mensurada através da Análise Envoltória de Dados – DEA conjuntamente com o Índice de Produtividade de Malmquist. Como referência, foi enfatizada a investigação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. Os Institutos têm sua criação datada no final do ano de 2008 quando os Centros Federais de Educação e as Escolas Agrotécnicas fundiram-se dando origem ao modelo que é encontrado hoje em todo o Brasil. Desde então, um projeto de expansão da Rede foi colocado em prática para atender as mais diversas regiões do país. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC é o órgão administrativo que acompanha e supervisiona as ações implementadas pelos Institutos. Existe um conjunto de doze indicadores de gestão que servem para a SETEC acompanhar os resultados apresentados por cada Instituto, em atendimento a uma determinação do Tribunal de Contas da União. Esses indicadores serão os dados utilizados na pesquisa para análise da eficiência dos gastos. Os dados são divulgados anualmente através de um relatório que mensura e avalia os resultados dos indicadores os quais são informados, atualmente, através da Plataforma Nilo Peçanha. Serão analisados os anos de 2015 a 2018, em virtude de serem esses os relatórios padronizados disponibilizados pela SETEC com informações completas e mais fidedignas ao que de fato ocorreu em todas as unidades analisadas. Como resultados ficou constatado que quase a metade das instituições analisadas não atingiram a eficiência plena nos anos da análise, incluindo o IFS. Contudo, em dois anos da série analisada, a Instituição chegou muito próximo da fronteira de eficiência. A utilização plena da Plataforma Nilo Peçanha a partir do ano 2017 melhorou substancialmente a coleta e apuração dos dados da Rede. Outra importante constatação foi a não evolução na mudança tecnológica em toda a Rede no decorrer dos anos analisados, o que pode ser uma proposta para uma pesquisa futura.

Presidente - 1649559 - LUIZ ROGERIO DE CAMARGOS
Interno - 1699173 - FERNANDA ESPERIDIAO
Interno - 1519365 - MARCO ANTONIO JORGE
Externo à Instituição - RODRIGO BOZI FERRETE