Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA VIRGINIA SANTOS
DATA: 13/12/2019
HORA: 15:30
LOCAL: sala 34 ccsa 2
TÍTULO: Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe IFS - Campus São Cristóvão: formação superior e inserção no mundo do trabalho
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Educação Profissional, Institutos Federais, Egressos, Empregabilidade, Mercado de Trabalho.
PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:
Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar, por meio do tema Educação
Profissional e Trabalho, os aspectos da inserção de egressos do curso de
graduação superior em Agroecologia do IFS- Campus São Cristóvão no mercado
de trabalho. O primeiro momento foi marcado pelo levantamento bibliográfico
abordando alguns temas para construção do referencial teórico e histórico. A
investigação utiliza-se de técnicas quantitativa e qualitativa de coleta de dados. O
recorte corresponde aos ex-alunos que concluíram a graduação no período de
2012 a 2015, buscando criar uma base de dados sobre as percepções dos
egressos em relação à sua experiência como estudantes e sobre a sua vida
profissional após o término da graduação, cotejando com as análises sobre a
dinâmica econômica estadual e local e os dados disponíveis sobre o mercado de
trabalho. As informações colhidas na pesquisa poderão ser úteis para a instituição
de ensino no sentido de viabilizar ações que favoreçam o ingresso dos ex-alunos
no mercado de trabalho, bem como busca identificar oportunidades de
aperfeiçoamento dos serviços prestados pela instituição de ensino. Para definição
dos questionamentos efetuou-se a revisão da literatura sobre experiências e
metodologias aplicadas na avaliação de egressos.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar, por meio do tema Educação
Profissional e Trabalho, os aspectos da inserção de egressos do curso de
graduação superior em Agroecologia do IFS- Campus São Cristóvão no mercado
de trabalho. O primeiro momento foi marcado pelo levantamento bibliográfico
abordando alguns temas para construção do referencial teórico e histórico. A
investigação utiliza-se de técnicas quantitativa e qualitativa de coleta de dados. O
recorte corresponde aos ex-alunos que concluíram a graduação no período de
2012 a 2015, buscando criar uma base de dados sobre as percepções dos
egressos em relação à sua experiência como estudantes e sobre a sua vida
profissional após o término da graduação, cotejando com as análises sobre a
dinâmica econômica estadual e local e os dados disponíveis sobre o mercado de
trabalho. As informações colhidas na pesquisa poderão ser úteis para a instituição
de ensino no sentido de viabilizar ações que favoreçam o ingresso dos ex-alunos
no mercado de trabalho, bem como busca identificar oportunidades de
aperfeiçoamento dos serviços prestados pela instituição de ensino. Para definição
dos questionamentos efetuou-se a revisão da literatura sobre experiências e
metodologias aplicadas na avaliação de egressos.