Banca de DEFESA: GILVAN DOS SANTOS

DISCENTE: GILVAN DOS SANTOS
DATA: 25/05/2016
LOCAL: Sala 49 do PROPEC
TÍTULO: PRODUTIVIDADE DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO NORDESTINA: QUAL A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL HUMANO E DO PROGRESSO TECNOLÓGICO
PALAVRAS-CHAVES: Capital Humano; Educação; Capacidades; Competências Humanas
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
SUBÁREA: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico
ESPECIALIDADE: Crescimento e Desenvolvimento Econômico

Este artigotem o proposito de fazer uma revisão da literatura acerca da discussão da Teoria do Capital Humano, com enfoque nos aspectos mais importantes das abordagens dos seus principais expoentes. O surgimento dessa teoria produziu mudanças nos conceitos de capital e apresentou uma metodologia alternativa para elaboração dos cálculos de investimento, ao passo que ampliou as expectativas de retomada do crescimento econômico, agora depositado no setor educacional. Em função disso, houve um forte incentivo para a formulação de políticas voltadas para elevação das taxas de escolarização, como forma de obtenção de melhores rendimentos.

Presidente - 1699173 - FERNANDA ESPERIDIAO
Externo ao Programa - 3317187 - KLEBER FERNANDES DE OLIVEIRA