Banca de DEFESA: ANTONIO MARCOS DE ANDRADE

DISCENTE: ANTONIO MARCOS DE ANDRADE
DATA: 26/02/2016
LOCAL: Sala 49 do NUPEC
TÍTULO: O Papel das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) nos Processos de Licenciamento e Transferência de Tecnologia
PALAVRAS-CHAVES: Inovação, ICTs, licenciamento e transferência de tecnologia, empreendedorismo acadêmico.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
SUBÁREA: Economia Industrial
ESPECIALIDADE: Mudança Tecnológica

No Brasil as universidades e os institutos de públicos de pesquisa são chamados Instituições Científicas e Tecnológicas- ICTs as quais possuem um papel crucial no sistema nacional de inovação, pois, esses agentes atuam como formadores de cientistas e engenheiros e como fontes de conhecimentos científicos e de pesquisas que fornecem técnicas úteis para o desenvolvimento tecnológico. Contudo, ainda existem certas dificuldades, entre várias, podemos destacar: as relacionadas à inexistência de uma cultura voltada à proteção da propriedade intelectual; a contratação e capacitação de pessoal; a valoração de patentes e a competência e habilidade para negociação das tecnologias protegidas. Portanto este estudo tem como objetivo principal discutir a gestão da propriedade industrial nas ICTs principalmente no que se refere aos processos de licenciamento e transferência de tecnologias, pois, esses processos provocam impactos locais econômicos e sociais.

Presidente - 2194763 - DEAN LEE HANSEN
Interno - 1519365 - MARCO ANTONIO JORGE