Programação da VII Escola de Verão - 15/01 a 19/01

Prezados,

Segue a programação da VII Escola de Verão para a próxima semana:

Cerimônia de Abertura da VII Escola de Verão:

Data: 15/01

Local: Auditório da ADUFS

Minicursos

Título: QUATRO AULAS DE TEORIA DOS POLINÔMIOS SIMÉTRICOS

Ministrante: Prof. Letterio Gatto (Politecnico di Torino)

Objetivos: O objetivo do minicurso é providenciar uma introdução à teoria dos polinômios simétricos de forma interdisciplinar. Os polinômios simétricos se encontram em inúmeras áreas da Matemática, tais quais a combinatória, a geometria algébrica, a teoria das equações diferenciais ordinárias com coeficientes constantes, a teoria dos campos e de Galois, sem mencionar o impacto na matemática aplicada. As quatro aulas (de uma hora e quinze cada) pretendem se tornar em um passeio rigoroso mas com abordagem não técnica, com ambição de poder atrair o maior número de jovens matemáticos. O curso deve ser considerado avançado, apesar da abordagem amigável com a qual será ministrado. Enfase será dada para alguns problemas que ainda permanecem abertos na teoria. Durante o curso poderiam se formar pequenos grupos de trabalho para analisar exercícios, problemas e questões.

Audiência: Se tratará de um curso de matemática geral. Recomendado para alunos de Mestrado e Doutorado, incluindo os particularmente motivados alunos de iniciação científica. O curso pode servir também para matemáticos profissionais desejosos de encontrar abordagens diferente desta teoria multiforme e útil para alunos de Física Teórica.

Pré-requisitos: Cálculo 1 e 2. Álgebra Linear e Álgebra básica (anéis, corpos, grupos, ações de grupos sobre conjuntos). Noções básicas de Geometria Algébrica podem ajudar mas não são estritamente necessários.

Referências:
  1. L. Gatto, P. Salehyan, Hasse-Schmidt Derivations on Grassmann Algebras, Springer IMPA Monographs
  2. L. Gatto, P. Salehyan, On the Plücker Equations defining Grassmann Cones, IMPANGA Lecture Notes, European Math. Soc., 2018;
  3. I.G. Macdonald, Symmetric Functions and Hall Polynomials, 2nd Edition, Clarendon Press, Oxford, 1995.

Data: 15/01/2018 a 18/01/2018
Local:
Sala de Seminários Prof. Danilo Felizardo Barbosa - DMA
Horário: 09:00 a 10:00 h
Título: GEOESTATÍSTICA, UMA ABORDAGEM PROBABILÍSTICA PARA O ESTUDO DE PROBLEMAS REAIS (INTRODUÇÃO À TEORIA DAS VARIÁVEIS REGIONALIZADAS)

Ministrante: Prof. Roberto Bruno (Embaixada da Itália em Brasília e Universidade de Bologna)

Objetivos: De um ponto de vista estritamente matemático, uma variável regionalizada corresponde à uma coordenada local em uma vizinhança de um ponto de uma variedade diferenciável. Nas situações abordadas nas aulas, as variáveis terão uma interpretação estatística. De fato, o minicurso pretende fornecer uma introdução à teoria probabilística das variáveis regionalizadas, ressaltando sua utilização e utilidade na caracterização e gestão de georrecursos (mineiros, ambientais,...). Os critérios de implementação da abordagem probabilística em função das características dos problemas reais (ex. Funções Aleatórias Estacionárias/Não-Estacionarias), os vários modelos (modelos lineares e não–lineares) para diferentes classes de problemas (mono/multivariáveis) serão abordados, assim como os critérios de escolha e as técnicas de especificação para os modelos. As implicações entre a escolha do modelo em função do problema a ser resolvido e a escala de trabalho serão destacadas. Atenção especial será dedicada à análise dos problemas e aplicações reais (mapas, seleção, modelos numéricos para análises complexas) e aos instrumentos (estimação, simulação, ...). A pedido, poderão ser fornecidos alguns exemplos simplificados de aplicação, na plataforma EXCEL. Um seminário final será dedicado à epistemologia dos modelos aplicados a magnitudes naturais e aos problemas reais aos quais se referem.

Audiência: O curso é pensado primeiramente para alunos de Matemática e Física com ambição de aprender técnicas de base de modelagem matemáticas para a solução de problemas práticos reais do mundo industrial e da produção. De mesma forma, o ciclo de seminários pode ser interessante para alunos de engenharia com aspiração de potencializar a própria formação matemático-estatística na abordagem de problemas reais tais como detectar fontes de combustível no subsolo. A parte final epistemológica pode ser de interesse também para os alunos de letras e filosofia. O curso terá uma forte conotação interdisciplinar. O minicurso será autocontido. Todos os pre-requisitos serão fornecidos durante as aulas.

Data: 15/01/2018 a 18/01/2018
Local:
Sala de Seminários Prof. Danilo Felizardo Barbosa - DMA
Horário:  10:30 a 11:30 h

Notícia cadastrada em: 10/01/2018 11:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf