Convite para a defesa de Dissertação de Gilvan Andrade Santos

Título: A função seno na educação básica e uma discussão acerca da inclusão de abordagens alternativas

Resumo: Neste trabalho iremos mostrar como é apresentada a função seno para os alunos da educação básica. E, em seguida, apresentaremos definições alternativas com o objetivo de levantar um debate acerca da possibilidade da inserção desta nova abordagem no currículo das escolas brasileiras. Nesse contexto iremos fazer uma reflexão apresentando os prós e os contras de definir a função seno de uma forma que se por um lado responde perguntas deixadas em aberto pela definição tradicional por outro traria consigo outros conceitos necessários para o seu entendimento carregando ainda mais um currículo que já é por demais criticados pelo excesso de conteúdos. Conteúdos estes que apesar de serem importantes para a matemática, muitas vezes não acrescentam muito para o aluno enquanto cidadão. Por fim, baseados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, concluímos que essa nova abordagem contribui significativamente para o processo de ensino aprendizagem; o que justifica utilizá-la, uma vez que mostraremos que é possível incorporar algumas das novas definições da função seno apresentadas, desde que observados alguns aspectos de caráter didático.

Data: 30 de agosto de 2013

Horário: 11:00 horas

Local: Auditório Prof. Vasco Domingues Garcia

Banca Examinadora: Fábio dos Santos (UFS - Orientador)