Banca de QUALIFICAÇÃO: PHILLIP NICOLAU GUIMARAES DE ALMEIDA

DISCENTE: PHILLIP NICOLAU GUIMARAES DE ALMEIDA
DATA: 23/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/say-ynmv-srs
TÍTULO: VÍRUS Chikungunya: PERSISTÊNCIA VIRAL, MANIFESTAÇÕES NEUROLÓGICAS E BIOMARCADORES
PALAVRAS-CHAVES: Vírus Chikungunya, Manifestações Neurológicas, Líquido Cefalorraquidiano.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: As arboviroses são doenças virais transmitida por vetores artrópodes hematófagos, sendo o vírus da Dengue (DENV) o exemplar mais prevalente no Brasil e no mundo. Nos últimos anos o Brasil recebeu 02 novos arbovírus, o vírus Chikungunya (CHIKV) e o vírus Zika (ZIKV). Estes comungam tanto dos mesmos vetores do DENV quanto dos sintomas prodrômicos, podendo estas viroses serem confundidas entre si. Inicialmente foi atribuído ao CHIKV manifestações articulares crônicas, posteriormente foi observado manifestações neurológicas, dentre as mais relatadas destacamos a encefalite, a Síndrome de Guillain-Barré, as neuropatias cranianas e as mielites. Até então não foram descritos casos de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), de Parkinsonismo (PK), de Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) e de Neuro-Beçhet (NB) relacionados ao CHIKV. Objetivo: Descrever 07 casos de manifestação neurológicas relacionadas a CHIKV, descrever 04 casos inédito de manifestação neurológica (ELA, PK, HPN e NB) e avaliar a persistência viral através de biomarcadores. Metodologia: O estudo é descritivo o qual arrola uma series de 07 casos neurológicos associado a CHIKV, casos estes provenientes do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) e ambulatórios. Os casos são provenientes de um grupo de pacientes de um estudo já em andamento que foram avaliados no serviço hospitalar e nos ambulatórios do HU-UFS. Foram coletados também, amostra de plasma de 150 indivíduos, sendo 117 infectados por CHIKV,19 por ZIKV e 14 por ambos os vírus (CHIKV e ZIKV). O diagnóstico destes pacientes foi feito por estudo molecular, usando a técnica da transcrição reversa da reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT-PCR). Foi realizado também ensaio imunoenzimático (ELISA) para pesquisa de IgG e IgM para ZIKV, CHIKV e DENV. Para aqueles com manifestação neurológica foram realizados o RT-PCR para CHIKV e ZIKV no líquor, e cultura em VERO-CELL para CHIKV. Resultados: 09 pacientes tiveram manifestação neurológica, destes, 04 tiveram manifestações neurológicas inéditas, a ELA, o PK, HPN e a NB. Todos os 09 Pacientes com manifestações neurológicas apresentavam mais de 05 meses entre os sintomas virais prodrômicos e a coleta do RT-PCR, sugerindo assim a persistência viral. Destes 9 pacientes com manifestações neurológicas, 07 aceitaram fazer o RT-PCR no Líquor (LCR), resultando em 06 pacientes com RT-PCR positivo para CHIKV no LCR, 01 paciente apresentava RT-PCR positivo no LCR para CHIKV e RT-PCR positivo no soro para ZIKV, e, 01 paciente apresentava RT-PCR apenas no soro para CHIKV. 03 pacientes apresentaram na cultura em VERO-CELL viabilidade e efeito citopático viral. Cerca de 85,7% dos pacientes com manifestação neurológica que realizaram exame liquórico apresentava RT-PCR no líquor para CHIKV. Conclusão: O estudo descreve 04 manifestações neurológicas inéditas, a ELA, o PK, a HPN e NB levando-nos a indagar sobre o papel da CHIKV no desenvolvimento destas e de outras doenças neurológicas, uma vez que denotamos a sua presença no SNC, viabilidade e efeito citopatológico em VERO-CELL. O estudo também sugere uma possível persistência ou cronificação do vírus no SNC e talvez essa permanência tenha um papel no desenvolvimento das manifestações neurológicas.

Interno - 426722 - ANGELA MARIA DA SILVA
Externo ao Programa - 2221782 - ENALDO VIEIRA DE MELO