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Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA COSTA MARTINS GALLOTTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA COSTA MARTINS GALLOTTI
DATA: 07/12/2020
HORA: 13:30
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL A DEFINIR
TÍTULO: Metodologias ativas na formação do enfermeiro: Implicações na prática profissional.
PALAVRAS-CHAVES: ensino, estilos de aprendizagem, metodologias ativas, enfermagem.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: Constantes mudanças no mercado de trabalho associadas ao crescimento do ensino superior nos campos de conhecimento, vêm conduzindo mudanças nos perfis dos profissionais e nos modelos de educação, sendo de grande importância a utilização de métodos e estratégias de ensino apropriadas na educação do enfermeiro para tornar sua formação e aprendizado mais eficazes. As metodologias problematizadoras à medida que promovem a mobilização do potencial social, político e ético dos alunos e professores, pois os mesmos são conduzidos a observar atentamente a realidade, de modo a reconhecer as necessidades, tendo como consequência, a realização de transformações no processo da aprendizagem. Objetivo: identificar os estilos de aprendizagem entre os estudantes, bem como investigar a percepção dos docentes e discentes sobre as metodologias, estratégias de ensino e práticas pedagógicas utilizadas na formação profissional do enfermeiro. Metodologia: O estudo foi realizado em três etapas. (1) estudo transversal, que avaliou os modos preferenciais de aprendizagem de 681 alunos de enfermagem e a prática docente de 40 professores por meio de questionário em escala Likert. (2) Grupo focal com os discentes para identificar as experiências de aprendizagem conhecer as percepções acerca das práticas pedagógicas aplicadas na sua formação quanto enfermeiro. (2) Análise de questionário realizada com 285 egressos em enfermagem, para conhecer a percepção e a associação que o egresso de enfermagem faz da sua formação acadêmica com a prática profissional. Resultados: Os estilos de aprendizagem predominantes entre os alunos foram: ativo, visual, sequencial e sensorial. Os resultados quanto a prática docente aponta que apesar de sinalizarem a utilização de estratégias inovadoras, não reconhecem as formas preferidas de aprendizagem das turmas. O grupo focal apontou que os discentes não tinham tanto conhecimento acerca dos tipos de metodologias ativas, contudo, ficou evidente que os mesmos reconhecem sua utilização como componente essencial da sua formação e apontam sua importância na desenvoltura na prática clínica. Na percepção dos egressos, apesar de se mostrarem satisfeitos com a sua formação e as contribuições com a prática profissional, apontam lacunas entre as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores e as contribuições das estratégias de ensino-aprendizagem no desenvolvimento de competências essenciais na prática profissional. Conclusão: Os resultados obtidos apontam que as metodologias e estratégias de ensino aprendizagem são aplicadas de forma isolada nos cursos, fomentam desenvolvimento de competências, contudo, apresentam fragilidades voltadas a domínio docente e envolvimento discente. Esses achados possibilitam que às Instituições de Ensino Superior, reavaliem o processo de ensino-aprendizagem e realizem alterações que impliquem na melhoria das práticas pedagógicas, resultando em aprimorar a educação e a forma como os discentes são preparados para atuarem na assistência clínica


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1893534 - ADRIANA ANDRADE CARVALHO
Externo ao Programa - 2865478 - ANDRÉIA CENTENARO VAEZ
Externo ao Programa - 2394615 - EDUESLEY SANTANA SANTOS

Notícia cadastrada em: 16/11/2020 13:10
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