Banca de DEFESA: RAIMUNDO SATURNINO PEREIRA

DISCENTE: RAIMUNDO SATURNINO PEREIRA
DATA: 10/11/2020
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL A DEFINIR
TÍTULO: Fatores relacionados à suspensão de cirurgias eletivas e ao absenteísmo dos pacientes em um hospital universitário.
PALAVRAS-CHAVES: Centro Cirúrgico. Cirurgia. Gestão hospitalar. Absenteísmo. Pacientes que não comparecem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: a suspensão de cirurgias eletivas é um problema mundial que reflete umadeficiência dos sistemas e serviços de saúde, e que gera consequências clínicas aospacientes e resulta em um desperdício de recursos humanos e financeiros. Objetivo:verificar as taxas e as causas da suspensão de cirurgias em um hospital de ensino deSergipe e os fatores relacionados ao absenteísmo de pacientes a cirurgias marcadas.Método: estudo transversal realizado em um hospital universitário de Sergipe, nordestedo Brasil. Foram incluídas cirurgias eletivas que integraram o mapa cirúrgico nos anosde 2018 e 2019, e que estavam inseridas no sistema de gerenciamento de cirurgias. Paraavaliar fatores relacionados ao absenteísmo a cirurgias, foram entrevistados, via contatotelefônico, 120 pacientes absentes. Foram analisadas as informações obtidas através deestatística descritiva e teste de qui-quadrado de Pearson. Resultados: no ano de 2018,5872 cirurgias foram agendadas, das quais 1172 foram suspensas (20%.). Neste, asespecialidades que apresentaram maiores índices de suspensão foram oftalmologia(35,7%), endoscopia (29,2%), pediatria (26,5%) e mastologia (26,1%) e as principaiscausas de cancelamento estavam associadas a questões institucionais (653/55,7%). Jáem 2019, dos 5878 procedimentos programados, 892 foram suspensos (15,2%). Aoftalmologia (30%), endoscopia (24,8%), oncologia (24,4%) e ortopedia (22,6%)tiveram as maiores taxas de suspensão. Assim como em 2019, as razões relacionadas àinstituição continuaram prevalecendo (433/48,5%). Entre os 120 pacientes absentes, 65(54,2%) relataram como motivo para o absenteísmo causas relacionadas à instituição.Conclusão: foram identificadas elevadas taxas de suspensão de cirurgias em 2018 e2019. Em ambos os anos, a oftalmologia e a endoscopia se destacaram comoespecialidades de maiores índices de cancelamento e os motivos tanto para suspensõescomo para o absenteísmo dos pacientes estavam associados, principalmente, a questõesdo próprio hospital.

Presidente - 426722 - ANGELA MARIA DA SILVA
Interno - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES