Banca de QUALIFICAÇÃO: VANINA PAPINI GOES TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANINA PAPINI GOES TEIXEIRA
DATA: 05/11/2020
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL A DEFINIR
TÍTULO: Ansiedade social, sintomatologia depressiva e ansiosa e estratégias de coping em pacientes com vitiligo.
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade Social; Ansiedade Generalizada; Depressão; Coping; Realidade Virtual; Vitiligo.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

O vitiligo é uma doença sistêmica crônica que se caracteriza por máculas hipopigmentadas, causada por destruição completa de melanócitos na pele afetada. Possui alta prevalência mundial e expressivos índices de ansiedade e depressão, o que prejudica a qualidade de vida dos acometidos. Embora o vitiligo não confira limitações físicas aos seus portadores, pode levar a um prejuízo psicológico significativo, principalmente no que se refere às interações sociais, limitando a convivência dos portadores com outras pessoas. Esta pesquisa parte do pressuposto de que os indivíduos com vitiligo apresentam níveis de ansiedade social elevados, bem como depressão e ansiedade geral; além disso, apresentam poucas estratégias de enfrentamento das questões relacionadas à sua condição de pele. Para os pacientes que apontaram níveis de moderado a grave de ansiedade social, e que aceitaram participar, foi realizada uma intervenção baseada nas terapias analítico-comportamental e cognitivo-comportamental, denominada Terapia de Exposição à Realidade Virtual (VRET), para melhoria dos níveis elevados de ansiedade social. Foi utilizado um questionário sociodemográfico, a Escala de Ansiedade Social de Liebowitz (LSAS), a Escala de Depressão e de Ansiedade de Hamilton (HAM-D e HAM-A, respectivamente e o Inventários de Estratégias de Coping. A Realidade Virtual (RV) foi utilizada nesse estudo como recurso terapêutico em uma intervenção cognitiva-comportamental para melhoria dos níveis de ansiedade social. Participaram 58 adultos portadores de vitiligo, atendidos nos ambulatórios de dermatologia da UNCISAL e do HU-UFS. A idade média dos sujeitos que compõem a amostra é de 36,4 anos (±12,48). nível de ansiedade social total observado foi M=41,52 (±7,69). Os níveis de depressão, na amostra deste estudo, têm uma média de M=18,1 (±4,0) e de ansiedade generalizada M=22,8 (±5,87). No que se refere a estratégias de coping, escore total, a média apresentada pelos participantes é de M=36,5 (±4,7). 91,4% apresentam sintomas de ansiedade social no nível de leve a moderada; em relação a sintomas de depressão, 5,2% apresentam sintomas leves, 44,9% apresentam sintomas moderados, 39,6% apresentam sintomas graves e 6,9% apresentam sintomas muito graves. No que se refere a sintomas de ansiedade generalizada, 17,2% dos sujeitos apresentaram sintomas de nível leve, 53,5% de nível moderado e 29,3% de nível grave. Encontrou-se correlações positivas significativas entre TAS, TDM e TAG e idade de início do vitiligo, avaliação subjetiva da gravidade da doença e avaliação objetiva da gravidade da doença. Em relação às estratégias de coping, os portadores de vitiligo, utilizam poucas estratégias. Os sujeitos que receberam a terapia de exposição à realidade virtual, foi observado uma redução bastante significativa (p<0.01) dos sintomas de ansiedade social, de depressão e de ansiedade generalizada. Indivíduos que apresentam condições dermatológicas que afetam a sua aparência, como é o caso do vitiligo, têm uma tendência elevada para o desenvolvimento da ansiedade social, da depressão e da ansiedade generalizada, apresentando níveis mais elevados destes transtornos do que a população geral. O estudo destaca a relevância da avaliação desses transtornos psiquiátricos em pacientes com vitiligo, bem como da inclusão de terapia psicológica para esses pacientes no tratamento de sua condição de pele. Uma vez que estes transtornos causam prejuízos à vida dos portadores de vitiligo. A terapia de exposição à realidade virtual é eficaz para a redução dos níveis de sintomas do transtorno de ansiedade social, podendo ser uma alternativa para o tratamento.

Externo à Instituição - ISABELLA BARROS ALMEIDA
Interno - 2190308 - MARCIO ROBERTO VIANA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1618424 - PEDRO DANTAS OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 20/10/2020 08:57