Banca de QUALIFICAÇÃO: ARYELLA DE MEDEIROS CHAVES ROCHA DUTRA

DISCENTE: ARYELLA DE MEDEIROS CHAVES ROCHA DUTRA
DATA: 18/02/2020
LOCAL: Centro de Pesquisas Biomédicas/HU sala 27
TÍTULO: FATORES DE RISCO PARA PSEUDOMONAS AERUGINOSA RESISTENTES AOS CARBAPENÊMICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Pseudomonas aeruginosa. Fatores de risco. Agentes antimicrobianos. Resistência microbiana a medicamentos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A resistência microbiana tornou-se um grave problema mundial, por associar-se ao aumento do tempo de internação, gastos com tratamento e taxas elevadas de morbimortalidade dos pacientes afetados. A Organização Mundial da Saúde apresenta a Pseudomonas.aeruginosa resistente aos carbapenêmicos (CRPA) como patógeno de prioridade crítica para o desenvolvimento de novos antibióticos. O aumento da prevalência dessa bactéria no âmbito hospitalar na América Latina, está relacionado a fatores de risco, dentre eles: uso prévio de antimicrobianos, uso de dispositivos médicos, internação em unidade de terapia intensiva (UTI), doenças de base, características clínicas do paciente e permanência hospitalar. Objetivo: Avaliar a resistência/sensibilidade das Pseudomonas aeruginosa e sua associação aos fatores de riscos clínicos, terapêuticos e sociodemográficos em um hospital universitário. Metodologia: Foi realizado um estudo de caso controle com abordagem quantitativa. Os dados foram levantados dos prontuários e dos formulários de busca ativa de vigilância do Serviço de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde, registrados em uma ficha específica para este estudo e armazenados em banco de dados no Programa Excel e analisados pelo software estatístico R versão 3.5. Na análise estatística foi utilizado o teste Exato de Fisher, bem como o Odds Ratio (OR), para avaliação da probabilidade das variáveis como fatores de risco em relação à resistência aos carbapenêmicos. Os testes estatísticos foram realizados com o nível de 5% de probabilidade, ou seja, 95% de confiança. Resultados: Nas análises das resistências foram avaliadas 91 culturas para P.aeruginosa e, nas análises dos fatores de risco, foram 47 culturas, pois foi considerada apenas a primeira cultura positiva para esse microrganismo. Os pacientes acometidos pela CRPA apresentavam quase quatro vezes mais chances de evoluir à óbito (OR=3,667, IC:1,049 – 12,814). Os fatores que refletiram maiores chances no desenvolvimento de resistência aos carbapenêmicos foram: sexo masculino (OR: 2,727, Intervalo de Confiança de 95% (IC): 0,825 – 9,011), internamento no setor de Pneumologia (OR: 5,882, IC: 0,604 – 57,296) e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (OR: 3,818, IC: 1,043 – 13,981), uso de aminoglicosídeos e colistina (OR: 4,167, IC: 0,400 – 43,379), carbapenêmicos (OR: 2,600, IC: 0,796 – 8,488), ventilação mecânica (OR: 3,521, IC: 0,952 – 13,026) e, com associação significativa, traqueostomia (TQT) (OR: 6,050, IC: 1,542 - 23,735). Conclusões: Este estudo mostra que o uso prévio de TQT é o principal fator de risco para o desenvolvimento da resistência aos carbapenêmicos nas Pseudomonas aeruginosa e relata possíveis fatores que refletiram maiores chances para o desenvolvimento da CRPA. Além disso, esse patógeno apresentou maior resistência à cefalosporina de 4° geração e não houve resistência à colistina.

Interno - 1213791 - LUIZ CARLOS FERREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 3374138 - MARCO ANTONIO VALADARES OLIVEIRA