Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLAMS DE MATOS MORAES

DISCENTE: WILLAMS DE MATOS MORAES
DATA: 08/11/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO-CAMPUS DA SAÚDE-UFS
TÍTULO: Prevalência de isquemia miocárdica e de disfunção diastólica do ventrículo esquerdo em portadores de HIV/AIDS sob tratamento.
PALAVRAS-CHAVES: Aterosclerose coronária. HIV. AIDS. Isquemia Miocárdica. Disfunção Diastólica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução. Atualmente mais de 37 milhões de pessoas vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). O tratamento antirretroviral permitiu a cronificação da doença, dando espaço a associação de outras patologias como a doença arterial coronariana (DAC). A avaliação da prevalência de isquemia miocárdica e de disfunção diastólica do ventrículo esquerdo nos pacientes HIV positivos pode favorecer a prevenção primária para DAC e outras doenças cardiovasculares. Objetivos. Avaliar a ocorrência de Isquemia Miocárdica e de Disfunção Diastólica do ventrículo esquerdo em pacientes HIV soropositivos em tratamento com antirretrovirais. Avaliar as Funções Sistólica e Diastólica do Ventrículo Esquerdo nos pacientes HIV soropositivos em tratamento antirretroviral por meio da Ecocardiografia Transtorácica. Avaliar a resposta Isquêmica Miocárdica nos pacientes HIV soropositivos em tratamento antirretroviral por meio do Teste Ergométrico. Comparar os grupos de pacientes infectados pelo HIV (soropositivos) e o grupo de não-infectados pelo HIV (soronegativos) quanto às ocorrências de Isquemia Miocárdica e de Disfunção Diastólica. Métodos. Foram estudados 110 portadores de HIV/AIDS provenientes dos ambulatórios de Infectologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe e do Centro de Especialidades Médicas de Sergipe, submetidos a avaliação clínico-laboratorial, TE e ETT. Esta amostra foi comparada com um grupo controle (composto por banco de dados de 2.619 pacientes sem HIV/AIDS e sem doença cardiovascular prévia). Resultados. Indivíduos com HIV / AIDS apresentam idade média de 45,3 ± 11,7 anos vs 58,8 ± 9,8 anos do grupo controle (p <0,001) assim como menor prevalência de hipertensão (21,8% vs 50,3%; p <0,0) e de diabetes (6,4% vs 10,7 %; p <0,001) e maior prevalência de tabagismo (37,3% vs 4,4%; p<0,001) do que os não infectados pelo HIV. Por outro lado, o grupo de HIV positivos tem frequência de IM mais que 02 vezes à do grupo de não-infectados (15,1% vs 7,0%; p<0,001), para a mesma faixa etária (>40 anos de idade); e maior percentual de DD no grupo de pacientes com IM (45,5% vs 15,2%; p<0,001) comparados com os sem IM. A quase totalidade dos pacientes com HIV apresenta viremia indetectável e alta contagem de CD4 +, paralelamente a distúrbios do perfil lipídico (colesterol total> 200 mg / dl =36,4 %, colesterol LDL> 130 mg / dl = 29,1% e triglicerídeos> 150 mg / dl =40,0 %) e cerca de 45,5% faz uso de esquemas terapêuticos com Inibidor de Protease (IP)-drogas aterogênicas. As frequências da Isquemia miocárdica foi de 10,0 % IC 95%: 4,5 a 16,4, da Disfunção diastólica foi de 18,2 % IC 95%: 10,9 a 26,4, da Carga viral indetectável (<40cópias/ml) foi de 82,7% e da Contagem de CD4+ superior a 200céls/mm³ foi de 92,7% IC95%: 87,3-97,2 foram relevantes; enquanto a disfunção sistólica foi de apenas 2,7% IC 95%: 0,0 a 6,4. Conclusão. Os achados do presente estudo demonstraram que pacientes portadores do HIV/AIDS, sob excelente controle da infecção e com menor frequência dos fatores de risco para DAC, tiveram maior prevalência de Isquemia Miocárdica quando comparados aos indivíduos não-infectados pelo HIV; e também se observou que os indivíduos HIV positivos não-isquêmicos apresentaram expressiva frequência de Disfunção Diastólica, mesmo sendo mais jovens e com menores taxas de HAS e de DM (fatores que determinam disfunção diastólica na população em geral).

Interno - 426722 - ANGELA MARIA DA SILVA
Interno - 426692 - ANTONIO CARLOS SOBRAL SOUSA
Externo ao Programa - 2221782 - ENALDO VIEIRA DE MELO

Notícia cadastrada em: 31/10/2019 11:15